Notícias › 14/08/2016

1ª Semana Missionária inicia nova etapa das SMP

Neste domingo, iniciou-se em Passos uma nova etapa do processo das Santas Missões Populares (SMP) na Diocese de Guaxupé, as Semanas Missionárias. Quem inaugurou a fase de “Saborear a Missão” foi a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Com uma celebração eucarística, representantes dos 5 regionais que formam a paróquia encontraram-se para celebrar o início das atividades.

DSCN3072

A missa foi presidida pelo bispo diocesano, dom José Lanza, e concelebrada pelo pároco, padre Eduardo Pádua Carvalho. “A expectativa é a maior de todas, a nossa alegria, o nosso entusiasmo e a nossa convicção de que a nossa paróquia tem essa marca profunda das Santas Missões Populares”. Assim confirmou o padre que já promove eventos missionários há mais de 10 anos na comunidade.

Na homilia, dom Lanza destacou a relação íntima dos cristãos com a Sagrada Escritura e a inspiração dos textos para o trabalho dos missionários. “A Palavra de Deus precisa impregnar e marcar as nossas vidas e as nossas casas. Que tudo venha a colaborar para nossa conversão e nossa coragem de irmos até as outras pessoas”.

Com a participação de crianças no início da Liturgia da Palavra, dom Lanza considerou as crianças e os jovens e seu lugar fundamental na evangelização. “As crianças têm uma atitude profética, uma voz silenciosa que pedem uma família diferente e uma nova comunidade”.

Essa declaração parece se confirmar nos primeiros passos de Vitória, com apenas um ano de idade. Vestida como os missionários do setor, a pequena parecia se alegrar com a festa promovida pela comunidade. Vitória é representante da terceira geração de missionários na família, os avós e os pais também atuam nas SMP. “Nós nascemos de uma família muito religiosa e já tivemos muitas provações e, nem por isso, desistimos de nada. Nós somos uma família muito unida e firme na fé”, destaca a mãe orgulhosa, Sheila Aparecida de Oliveira Rafael, ao lembrar que a filha já participa da comunidade.

Em entrevista, padre Eduardo enviou uma mensagem aos missionários de sua paróquia e às comunidades que se prepararam para o evento. “Sejam missionários alegres, convencidos daquilo que estão fazendo para levar alegria às nossas famílias, que estão ansiosas e com sede de alguém que leve a mensagem de esperança e de paz”.