Destaques › 26/09/2014

28 de setembro: dia de oração pelo Sínodo dos Bispos sobre a Família

Há poucos dias do início da 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, marcada para o período de 5 a 19 de outubro, no Vaticano, o papa Francisco convoca as comunidades para o “Dia de Oração” pelo Sínodo. Este momento será realizado no próximo domingo, dia 28 de setembro, com a participação de dioceses, paróquias, comunidades, institutos, movimentos, pastorais e associações.

A Assembleia Extraordinária reunirá bispos de diversas partes do mundo, sacerdotes, especialistas, estudiosos, casais, que irão colaborar   na reflexão sobre “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”.

O Dia de Oração foi escolhido como forma de estabelecer a comunhão, neste momento considerado importante na vida da Igreja, tratando-se do Sínodo. Orienta-se que a oração sugerida seja rezada nas celebrações eucarísticas e em outros momentos celebrativos. É possível, ainda, acrescentar uma intenção às invocações das laudes matutinas e às intercessões das vésperas, nos dias que antecedem o início da reunião episcopal. Além disso, recomenda-se também a recitação do rosário pelos trabalhos sinodais.

Em Roma, a oração será meditada todos os dias na Capela da Salus Populi Romani, da Basílica de Santa Maria Maior. A proposta é motivar os fiéis a rezarem em intenção por todas as famílias.

O Secretariado do Sínodo sugere a Oração à Sagrada Família pelo Sínodocomposta pelo Papa Francisco, e algumas intenções indicativas para a oração universal, que podem ser adotadas nas Santas Missas dominicais de 28 de setembro, assim como nos dias da realização do Sínodo.

 

Acesse o subsídio:

ORAÇÃO – SÍNODO SOBRE A FAMÍLIA (word)

ORAÇÃO – SÍNODO SOBRE A FAMÍLIA (pdf)