3º Retiro das SMP gera alegria e comprometimento com o chamado da missão

smp_saodomingos01 Nos dias 13 e 14 de fevereiro na Paróquia São Domingos, com aproximadamente 120 pessoas, foi realizado o 3º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares. O retiro iniciou-se no sábado à tarde com a chegada dos participantes, recepcionados num clima de muita alegria com a canção: “Vem cá, vem cá”:…Eu quero caminhar com este povo… Eu quero com este povo caminhar!…Este povo é lutador, e eu Também quero lutar!”

O tema do retiro foi “Missão e Conversão”. A abertura foi marcada pela lembrança do retiro anterior cujo tema foi “Missão e Compromisso” e a verdadeira convicção que se gera o compromisso com a prática constante da conversão e da caridade.

No sábado à tarde, padre José Augusto da Silva, pároco, falou sobre “O sentido e o valor da conversão em nossa vida”, ressaltando a necessidade de ler e rezar a palavra de Deus para que haja uma mudança de vida, produzindo frutos de conversão.

O teatro do Filho Pródigo foi encenado por uma família da comunidade de um modo atual, transmitindo a mensagem da parábola e emocionando todos os presentes. Outro momento marcante foi a entrega da cruz missionária para os presentes, comprometendo-os com a cruz de Cristo e a Missão.

smp_saodomingos02Na manhã de domingo, após animação e oração, padre José Augusto abordou o tema Evangelho de São Lucas (uma leitura sob o olhar da misericórdia/ conversão) e, em seguida, foi apresentada a semana missionária.

Para Dora Scassiotti, “os retiros das SMP são como uma sacudida especial na paróquia. É um tempo de evangelização intensiva e extensiva, que se refletiu em um grande retiro espiritual. Foi um encontro de tecer relações pessoais sinceras, verdadeiras e solidárias, fazendo-nos reerguer, vivenciar a Bíblia. Todos se animaram, porque as missões vêm exatamente para isso, para resgatar o povo, o rebanho de Deus. Um novo jeito de evangelizar, uma nova maneira de ser Igreja.“

O 3º Retiro foi encerrado com a missa com os rostos dos missionários marcados pela alegria, pelo entusiasmo e pelo comprometimento com o chamado.

Com informações da Pascom – São Domingos.