Notícias › 25/11/2017

4º Retiro Missionário é decisivo para a missão permanente, afirma padre Mosconi

“O mundo não para e o mesmo deve acontecer conosco: devemos estar constantemente em movimento, perceber os sinais dos tempos. A missão é de Deus, Ele nos envia para anunciar, em seu nome, a alegria do Reino”, disse dom José Lanza, bispo diocesano de Guaxupé, na sua mensagem de abertura do 4º Retiro Missionário das Santas Missões Populares em Juruaia.

O evento começou cedo. Os missionários chegaram entusiasmados pela alegria do Evangelho, na partilha de vida e de experiências. Após a oração inicial, padre Luiz Mosconi deu início aos trabalhos do período da manhã. Acolheu a todos os participantes, fazendo-os recordar os últimos acontecimentos, como por exemplo, as semanas missionárias realizadas em todas as paróquias da diocese. “A semana missionária em nossa paróquia foi uma experiência enriquecedora. Antes da missão ficávamos somente dentro da Igreja. Depois da missão passamos a visitar doentes, visitar as famílias, aqueles que precisam. Nossa missão é contínua, de assistência àqueles que precisam de atenção, de uma palavra amiga. A missão só continua se o olhar estiver no alto da cruz”, comentaram as missionárias Ana Maria e Mirian Nogueira da paróquia Nossa Senhora da Penha, em Passos.

A manhã de sábado foi preenchida pela apresentação dos cartazes confeccionados pelas paróquias, com fotos das visitas, dos retiros e dos encontros realizados pelas comunidades. Depois foi realizado um “cochicho” entre os missionários para que assim pudessem realizar a troca de experiências. Padre Luiz Mosconi disse que este 4º retiro é decisivo, “a missão é para todo ser humano e pra toda vida, não podemos parar”.

Uma dança foi apresentada pelos jovens da paróquia São José de Muzambinho. Muitos jovens estão se destacando pelo compromisso de levar a Boa Nova da missão aos confins da terra. A paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Monte Belo foi representada por mais de 20 jovens que, fizeram uma encenação sobre as cegueiras que estão presentes na vida do missionário.

Antes do almoço, padre Luiz Mosconi realizou o lançamento do seu novo livro “Dar sentido verdadeiro à vida”, apresentado por Silvana de Almeida, missionária do Pará.

Texto: Douglas Ribeiro/ Imagem: Renan Beraldo

Confira mais fotos: