Notícias › 14/04/2017

“A sinodalidade é um meio para caminharmos rumo à unidade”

Da Redação 

Imagem: Sara Fideles

Todos os anos, leigos, religiosos e clérigos se reúnem na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores para a celebração eucarística dos Santos Óleos, na qual são abençoados os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e consagrado o óleo do Crisma. A missa presidida pelo bispo diocesano acolheu fiéis de muitas comunidades de toda a diocese.

Em sua homilia, dom José Lanza destacou a importância da participação e da comunhão eclesial como referência para a Igreja Particular. “A sinodalidade é um meio para caminharmos rumo à unidade, este é o caminho que buscamos para nossa diocese”. O bispo ainda fez referência à homilia do papa Francisco na missa no Vaticano, destacando a alegria evangélica como marca fundamental para o ministro ordenado.

Imagem: Arquivo Pessoal – Daniel Marques

Com o objetivo de participar da celebração, um grupo de fiéis de Juruaia demonstrou disposição ao caminhar mais de 15 quilômetros até chegar à Catedral Diocesana. Este foi o quarto ano que o grupo se reúne e, a cada Semana Santa, o grupo aumenta. Para o empresário Daniel Marques, a caminhada é um esforço amparado pela fé. “É muito boa a experiência. Rezamos o terço durante a caminhada e fomos acolhidos pelos paroquianos da Catedral com um café da manhã e participamos da missa, uma das mais ricas celebrações do ano”.

Ao término da celebração, os clérigos receberam um presente oferecido pelo padre José Luiz Gonzaga do Prado. O biblista ofereceu sua obra mais recente, Os Evangelhos dominicais e festivos refletidos em grupos, com comentários bíblicos e litúrgicos, livro publicado pela editora Vozes.