Notícias › 28/03/2019

Ação Missionária reúne leigos para consolidação do projeto ‘Missão Permanente’

Texto: diácono José Eduardo Ap. Silva | Imagem: Lázara Assunção

No dia 24 de março, aconteceu o encontro com representantes da Ação Missionária na Cúria Diocesana de Guaxupé.

Com a participação de membros de 32 paróquias, o encontro buscou motivar os missionários para assumir os trabalhos procedentes da 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral, principalmente o Projeto Missão Permanente, com o objetivo geral de “despertar no (a) discípulo (a) missionário (a) a necessidade de anunciar ‘Jesus Cristo em todos os lugares e situações em que se encontrar, apresentando com clareza e força testemunhal quem é Ele e qual sua proposta para toda a humanidade’” (CNBB, doc. 102, 38).

A primeira parte do encontro contou com a participação do padre Valdenísio Justino Goulart, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, que conduziu a oração inicial e um momento de espiritualidade, enfocando a importância de o missionário conhecer-se bem para servir melhor, apresentando a técnica do Eneagrama de personalidade.

Padre Valdenísio ao apresentar as estratégias de ação do projeto Missão Permanente, motivou os missionários a se esforçarem por estudar e colocar em prática as proposições do Plano Diocesano de Ação Evangelizadora:

  1. Prosseguir com a setorização das paróquias, tendo como texto iluminador o documento Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia (CNBB, doc. 100);
  2. Fortalecer grupos de reflexão como instâncias de formação, espaços de convivência e partilha;
  3. Capacitar animadores de setores missionários e demais lideranças pastorais;
  4. Acompanhar as instâncias sinodais em vista de uma pastoral orgânica;

Na segunda parte do encontro, orientado pelo diácono José Eduardo Apº Silva, assessor diocesano da ação missionária, e pelo padre Alexandre José Gonçalves, coordenador diocesano de pastoral, foi realizado um levantamento das atividades realizadas em 2018 no âmbito da missão nas paróquias. Logo após, dois representantes de cada setor foram eleitos para representação no setor pastoral e para a constituição do Conselho Missionário Diocesano (Comidi).

Esteve presente no encontro dom José Lanza Neto, bispo diocesano e referencial da Ação Missionária no Regional Leste 2, que motivou os participantes a intensificar a presença e os trabalhos dos missionários junto a sua comunidade e a sua paróquia.