Destaques › 01/09/2017

Anunciar o Evangelho e doar a própria vida

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

É o lema do mês da Bíblia de 2017, inspirado na Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses. Jesus, Paulo, os cristãos judeus e os das comunidades de Tessalônica fizeram o mesmo trajeto: acolheram fielmente a Palavra de Deus, sofreram por causa disso e adquiriram autoridade para levar em frente a Palavra de Deus.

Jesus, Filho fiel ao Pai, é massacrado na paixão e, ressuscitado, torna-se Senhor. Paulo (1Ts 2,7-12) primeiro, como lê a Nova Vulgata, se faz criança (muitas traduções interpretam “bondosos” ou termos semelhantes), ou pequenino, obediente a Deus, depois como mãe ou ama de leite dá o sangue pelo povo, trabalhando dia e noite para não ser pesado a ninguém e por fim pode orientar e aconselhar com autoridade de pai. Algo semelhante acontece aos cristãos da Judeia.

Duas vezes (1Ts 1,6-10 e 2,13-14) Paulo lembra que os tessalonicenses percorreram o mesmo caminho: Acolheram com muita firmeza a Palavra de Deus, enfrentando dificuldades e perseguições, mas, com isso, tornaram-se missionários que divulgaram a Palavra de Deus pela sua região e pela região de Corinto.

“Para que nossos povos tenham vida”, tema do mês da Bíblia, o caminho é esse fidelidade a Deus e doação da própria vida que dá a força do testemunho. O primeiro passo é participar de um grupo de reflexão bíblica.

O sétimo Encontro Diocesano dos Grupos de Reflexão

Será no dia da Bíblia, 24 de setembro, em Juruaia, no Centro de Eventos, que fica à margem do acesso de Juruaia à estrada Muzambinho-Nova Resende. O Encontro deverá contar com cerca de 500 participantes. Terá como tema “Grupos de Reflexão, Base da Ação Missionária – a chave que abre todas as portas”.

Vem assessorar o Encontro o Irmão João Resende da congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora. Ele não se ordenou padre para ter um trabalho mais frequente e mais próximo ao povo. Praticamente todo final de semana está um canto do Brasil assessorando Grupos de Reflexão bíblica. É a segunda vez que vem assessorar o nosso Encontro diocesano.