Agenda do Bispo, Notícias › 06/08/2015

Bispo afirma importância fundamental do matrimônio em coletivas de imprensa

Poços de Caldas

No dia 29 de julho, a coletiva de imprensa sobre a Semana da Família foi realizada em Poços de Caldas. O bispo da Diocese de Guaxupé, dom José Lanza Neto, juntamente com o assessor diocesano do Setor Família, padre Sidney Carvalho, e o coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação, padre Sandro Henrique, apresentou a proposta desse ano. A coletiva aconteceu no salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

coletiva_poços

Foi um momento de partilha e informação junto a imprensa e fiéis da cidade. Além de jornalistas de diversos meios como televisão, rádio e jornal, representantes de diversas pastorais marcaram presença. Autoridades municipais como o prefeito Eloísio Lourenço, o vice Nizar Elkatib e alguns vereadores também acompanharam a visita do bispo.

Em sua fala, dom Lanza explicou sobre o subsídio a ser utilizado nos encontros da Semana da Família que ocorrerá entre os dias 09 e 15 de agosto, em comunhão com toda Igreja do Brasil. Todas as 86 paróquias da Diocese de Guaxupé são chamadas a promoveram atividades para reflexão do tema: ‘Família: chamada a servir na Igreja e na sociedade’ e do lema: ‘Eu e minha casa serviremos o Senhor’ (Js 24,15).

O bispo também destacou a importância do sacramento do matrimônio. “Hoje em dia, muitas pessoas estão se casando já pensando que se não der certo separa. Precisamos ensinar nossas crianças e os nossos jovens sobre o significado do sacramento do matrimônio, de se formar uma família. Eles não entendem essa importância porque não foram ensinados. Creio muito que as crianças de hoje são, de fato, o verdadeiro futuro da nossa Igreja. Elas estão atentas a tudo”, afirmou.

Alfenascoletiva_alfenas_01

Na quinta (30), a coletiva foi no auditório do Salão Paroquial “Padre José Grimminck” da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A entrevista contou com presença do bispo diocesano, dom José Lanza Neto, dos padres: Sandro Henrique, coordenador diocesano da Pascom, Sidney Silva Carvalho, coordenador do setor Famílias, e também pároco, Reinaldo Marques Rezende. A entrevista contou com a participação de diversos meios de comunicação da cidade.

Dom José Lanza deu início à coletiva, falando sobre a importância da família como coração da Igreja e ressaltou a necessidade de se valorizar a família como um todo a exemplo da Sagrada Família. Padre Sidney comentou o Sínodo dos Bispos para a Família e os desafios pastorais da Igreja na atualidade. Para o pároco, padre Reinaldo, a família é a célula-mãe da sociedade e berço das vocações, por isso deve-se amar e defender a família. Na conclusão, o casal, formado por Régis e Iza, deu um testemunho de vida matrimonial, fortalecida pela existência dos filhos, como grande motivo de alegrias e bênçãos em sua vida.