Notícias › 05/06/2019

Bispos e coordenadores de pastoral planejam ações pastorais para próximos anos

Texto/Imagens: Assessoria de Comunicação – Leste 2

Entre os dias 3 e 6 de junho, (arce)bispos, coordenadores diocesanos de pastoral e (arce)bispos eméritos estarão reunidos em Belo Horizonte (MG) para a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional (Conser) Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo).

O tema central Construindo uma ecologia integral está inspirado no texto bíblico: “E Deus viu que era muito bom” (Gn1,1). A pauta inclui sessões privativas e conjuntas, estudos sobre o tema central, eleições para a Presidência Regional e para as presidências das Comissões Episcopais para o quadriênio 2019-2023.

Além da atualização da Ação Evangelizadora no Regional Leste 2, que deverá ser feita a partir de uma avaliação dos últimos quatro anos e das Diretrizes Gerais aprovadas na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A assembleia elegeu a nova presidência do regional para os próximos quatro anos:

Presidente – Dom José Carlos de Souza Campos, bispo da Diocese de Divinópolis (MG);

Vice-presidente – Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus (ES);

Secretário – Dom Geovane Luís da Silva, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG);

Nova presidência: (à esq.) dom Geovane, dom José Carlos e dom Paulo

Durante o encontro, houve a sessão Perspectivas Teológicas: Luzes e esperanças a partir da Bíblia e do Magistério, assessorada pelo professor e pesquisador de Ecoreologia, irmão Afonso Murad. O intuito foi expor a importância de realizar atividades eclesiais pensando coletivamente, para que as ações não afetem o ecossistema de maneira negativa.

A partir das reflexões, as províncias eclesiásticas puderam se reunir para discutir e partilhar experiências relacionadas à ação em prol da ecologia. Dentre algumas respostas, destacam-se iniciativas em decorrência do rompimento de barragens, da contaminação das águas nos rios de água doce e da falta de consciência ecológica da população.

Visita a Brumadinho – O dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi marcado por uma visita a Brumadinho (MG) e um momento de oração junto à comunidade.