Notícias › 11/04/2018

Bispos iniciam 56ª Assembleia Geral da CNBB com foco na formação presbiteral

Texto/Imagens: Assessoria de Comunicação – CNBB

O Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no pátio do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP) recebe entre os dias 11 a 20 de abril o episcopado brasileiro que conta, atualmente, com mais de 300 bispos. Todo o trabalho de preparação para o encontro foi realizado sob a coordenação do secretário-geral, dom Leonardo Steiner, que será substituído no comando da reunião por dom Esmeraldo Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA).

A estrutura

Colaboradores da CNBB Matriz trabalharam vários meses para deixar prontos todos os documentos, o material de suporte e a logística para o encontro. Sob a coordenação do padre Antônio Silva da Paixão, a equipe do Centro de Eventos se esmerou para deixar um espaço simples, mas iluminado e confortável para que os bispos possam enfrentar jornadas pesadas de trabalho. O plenário, adaptado no centro da quadra poliesportiva foi formatado de modo que todos os participantes tenham uma visão clara da mesa de coordenação dos trabalhos.

Na parte subterrânea do Centro de Eventos ficam localizadas as salas de trabalho para os grupos e o espaço onde os bispos podem conviver nos intervalos. Há ainda capela, escritórios e outras instalações necessárias para o funcionamento do encontro. A secretaria técnica da CNBB tem representantes com plantão permanente na assembleia. Além disso, há um suporte de funcionários que ajuda na execução dos serviços de Tecnologia da Informação (TI) e de reprografia.

Subsecretário Adjunto de Pastoral, padre Deusmar Jesus da Silva, coordenou a preparação de encaminhamento da pauta oficial votada pelo Conselho Permanente da CNBB, em outubro de 2017. Coube a ele, a orientação do secretário-geral, a organização da pauta dos dias que os bispos estarão reunidos em Aparecida.

Temas da assembleia

O tema central será: “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. Além desse assunto, os bispos vão tratar de vários outros temas. Entre eles, estão: Texto sobre novas comunidades, Estatutos da CNBB, Pensando o Brasil: Estado laico, Ano do Laicato, Sínodo da Pan-Amazônia e indicações para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que serão renovadas em 2019.

Coletivas de Imprensa

Todos dos dias da 56ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 11 a 20 de abril (exceto no sábado e domingo), às 15h, os jornalistas tem um encontro marcado com o episcopado brasileiro nas Coletivas de Imprensa do evento.

Diariamente, a partir da pauta e dos temas do dia, a presidência da CNBB destacará três bispos brasileiros para atender aos jornalistas e órgãos de imprensa cadastrados na Assembleia. A primeira coletiva que acontece hoje, dia 11/04, às 15h, abordará o tema central da 56ª AG: “A formação de novos presbíteros”, o significado e o objetivo do evento bem como as distinções entre a CNBB e a Igreja no Brasil.

O portal A12 (http://www.a12.com), em parceria com a Assessoria de Imprensa da CNBB, transmitirá, ao vivo, as coletivas de imprensa. Desta forma, além dos jornalistas que estão cobrindo presencialmente o evento, outros jornalistas e o púbico em geral poderão acessar remotamente os conteúdos da assembleia na página do A12.

Meeting Points

Uma modalidade a mais de relação dos bispos com os jornalistas e mídias que cobrem a 56ª AG da CNBB foi proposta pela assessoria de imprensa da entidade com o objetivo de aprofundar assuntos referentes à ação da Igreja no Brasil que não necessariamente estão na pauta e que não serão abordados nas Coletivas de Imprensa. É o famoso “Meeting Point”.

O assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira, explica que esta é uma oportunidade de dar visibilidade aos bispos e realidades mais distantes das pautas jornalísticas. “Neste ano, a assessoria convidou bispos das mais diversas localidades e realidades para darem seus depoimentos e falarem sobre assuntos em voga”, disse.