Notícias › 22/08/2019

BOM JESUS DA PENHA ACOLHE PRIMEIROS MEMBROS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Texto e imagem enviados pelo padre Dione Piza

No dia 18 de agosto, aconteceu a fundação do Apostolado da Oração (AO) na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus da Penha. Segundo as orientações do manual do Apostolado da Oração, a missa foi presidida pelo padre Dione Piza, assessor setorial do AO, uma vez que a diocese ainda não conta com diretor diocesano. A missa foi concelebrada pelo padre Adivaldo Antônio Ferreira, administrador paroquial. Na ocasião, foram acolhidos os 20 membros iniciais, com a benção e imposição das fitas e os fiéis foram consagrados ao Sagrado Coração de Jesus.

O Apostolado da Oração nasceu em um seminário da Companhia de Jesus, na França, em 1844, orientado pelo padre Francisco Xavier Guatrelet, com a finalidade de colaborar na Ação Missionária da Igreja: uma vez que os seminaristas não podiam sair em missão ad gentes, colaborariam pela oração e oferta de sacrifícios, o que teve a aprovação do Bispo de Le Puy, em 1849, alcançando as primeiras indulgências do Papa Pio IX.

A divulgação propriamente dita do Apostolado da Oração deve-se principalmente ao padre Henrique Ramière, também da Companhia de Jesus. No Brasil, o Apostolado chegou através de dois missionários jesuítas. O padre Bento Schembri, fundou em Recife o 1º centro do AO em 1867 e poucos anos depois, em 1871, em Itu, o padre Bartolomeu Taddei fundou o centro do AO que espalhou ramos por todo o país.