Notícias › 29/08/2017

Carisma Presbiteral é tema de Encontro Vocacional

Texto/Imagens: Renan Beraldo

Trinta e três rapazes estiveram presentes no Seminário São José, em Guaxupé, em retiro com momentos de formação e oração para discernimento sobre a vocação sacerdotal.

O 2º Encontro Vocacional de 2017 aconteceu nos dias 18 a 20 de agosto e contou com assessorias de padres formadores dos seminários do Propedêutico e da Teologia, dos animadores vocacionais da diocese e de uma psicóloga. Os assuntos foram voltados ao carisma presbiteral: espiritualidade, eleição, consagração para o serviço ao povo de Deus e sacrifício.

O bispo diocesano, dom José Lanza Neto, também esteve presente e falou sobre sua trajetória e sua vocação, presidiu uma oração de devoção mariana, almoçou com os jovens.

Além das assessorias, o clima de retiro ficou marcado pelos momentos de espiritualidade, dentre os quais merece destaque a renovação das promessas do Batismo, como sinal visível do desejo de levar uma vida autenticamente firmada no Evangelho. Foram celebradas missas, adoração ao Santíssimo Sacramento e à Santa Cruz, Liturgia das Horas e leitura da Palavra de Deus.

Faz-se um balanço positivo sobre todas as atividades. O vocacionado Rovilson, de Muzambinho, afirma ter gostado bastante da organização do retiro, da clareza com que se trataram os assuntos e da recepção do Seminário.