Destaques, Notas Oficiais › 17/10/2019

CARTA AO POVO DE DEUS – PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE POUSO ALEGRE – MG

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE POUSO ALEGRE – MG

ARQUIDIOCESE DE POUSO ALEGRE

DIOCESE DA CAMPANHA

DIOCESE DE GUAXUPÉ

CARTA AO POVO DE DEUS

Nós, bispos, padres coordenadores e secretárias de pastoral, vigários forâneos, coordenadores de setores e assessores eclesiásticos do Setor Juventude das dioceses de Pouso Alegre, Campanha e Guaxupé, nos reunimos no 5º Encontro Provincial de Animação Pastoral, em Poços de Caldas (MG), nos dias 14 a 16 de outubro de 2019. O encontro deste ano valoriza duas temáticas relevantes para a evangelização na atualidade: o Setor Juventude e o Sínodo para a Amazônia.

Iluminadas pelo Sínodo da Juventude, ocorrido em 2018, nossas realidades diocesanas têm buscado um olhar de acompanhamento aos segmentos juvenis em suas diversas identidades, respeitando-as e lutando por uma maior comunhão entre elas, mediante um trabalho árduo do Setor Juventude. Conscientes dos muitos desafios desta evangelização específica e da importância da mesma para a Igreja, buscamos pistas para dar continuidade a esse trabalho.

Sentimos a necessidade de fazer ressoar as palavras do Papa Francisco ao iniciar os trabalhos da Assembleia Especial do Sínodo para a Amazônia: “Viemos para contemplar, entender, servir os povos. E fazemos isso seguindo um caminho do sínodo, fazemos no sínodo, não em mesas redondas, não em conferências e discussões posteriores: fazemos no sínodo, porque um sínodo não é um parlamento, não é um salão, não está demonstrando quem tem mais poder na mídia e com mais poder na rede, para impor qualquer ideia ou plano. (…) O Sínodo está caminhando junto sob a inspiração e orientação do Espírito Santo. O Espírito Santo é o ator principal do sínodo”.

Exortamos os fiéis de nossas comunidades a se informar e a acolher, sem temor, o Sínodo dos Bispos como lugar de comunhão e colegialidade com o legítimo sucessor de Pedro e com os bispos. Recomendamos que conheçam melhor a Igreja presente na região Pan-Amazônica e seus desafios, refletindo as propostas sinodais e os novos caminhos que surgirão do Sínodo. Bebamos em fontes de água pura e aguardemos, com alegria e esperança, as conclusões da Assembleia Especial e seus encaminhamentos.

Manifestamos nossa obediência filial e fraternal ao Santo Padre, renovamos nossa comunhão com ele e com os bispos reunidos no Sínodo e nossa fidelidade ao Magistério da Igreja.

Suplicamos à Virgem Maria, Senhora Aparecida, e ao jovem patrono da Ecologia, São Francisco de Assis, que intercedam pelo caminho que estamos “percorrendo juntos” (syn hodòs) como Igreja em saída no Sul de Minas.

Cum Petro et sub Petro.

(Com Pedro e sob Pedro)

 

Poços de Caldas, 16 de outubro de 2019.

 

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R

Arcebispo de Pouso Alegre

Dom Pedro Cunha Cruz

Bispo da Campanha

Dom José Lanza Neto

Bispo de Guaxupé