Notícias › 18/06/2018

Catequese e Liturgia: formação reúne 200 catequistas em Guaxupé

Com informações de Edon Fonseca, coordenador diocesano de Catequese |Imagens: Lázara Assunção

No dia 17 de junho, mais de 200 catequistas de todos os setores da diocese participaram do Encontro Diocesano de Coordenadores Paroquiais de Catequese, na Cúria Diocesana, em Guaxupé.

Assessor de vários livros sobre o tema, padre Vanildo tem coordenado as iniciativas da Iniciação Cristã na Província de Pouso Alegre

A assessoria foi do padre Vanildo de Paiva, catequéta, autor de livros na área de catequética e membro do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre. As obras principais do autor são Catequese e Liturgia e O Processo de Formação da Identidade Cristã.

O tema abordado no encontro foi Catequese e Liturgia. O encontro iniciou às oito horas com a oração inicial com a temática Vivência mistagógica da Luz. O assessor desenvolveu a primeira colocação sobre Catequese e Liturgia e sua necessária interação. A segunda conferência abordou a Educação para a ritualidade – O simbólico na catequese e na liturgia.

A última fala versou sobre Como celebrar na catequese, apresentando pistas para uma catequese celebrativa. No encerramento do encontro, foi realizada uma celebração de Louvor à Palavra de Deus.

Para a participante Ana Rosa Prado de Paraguaçu, o encontro foi muito positivo por apresentar novas perspectivas, “Foi muito importante para o nosso crescimento na fé e prática da catequese, fazendo essa união com a liturgia”.

Baixe o material utilizado no encontro.

Introdução catequese e liturgia