Notícias › 09/05/2018

CEB’s discutem a urgência das pautas sociais em encontro diocesano

Com informações de Ana Luiza Souza

Entre os dias 27 e 29 de abril, aconteceu em Machado o 35º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Estiveram reunidos membros de várias cidades da diocese.

O tema discutido neste ano foi Podres Poderes. O encontro foi assessorado pelo padre Alfredo Gonçalves, CS, superior provincial da Pia Sociedade dos Missionários de São Carlos.

O encontro das CEB’s é uma oportunidade de fortalecimento na fé e um reavivamento do compromisso da Igreja com os mais pobres. O assessor fez uma análise da realidade, diagnosticando a presença das relações de poder em todas as áreas da vida humana e indicando o impacto negativo que geram para o desenvolvimento humano.

Além de temas como política, globalização e consumo, foi destacada a interferência do mercado neoliberal nas decisões e nas pautas sociais num largo período histórico que impacta, sobretudo hoje, a sociedade.

Além das conferências, os participantes se reuniram em grupos para discutir a realidade que os envolve, além de propor iniciativas eclesiais que favoreçam o desenvolvimento humano autêntico.