Notícias › 06/06/2017

CF 2017 é tema de concurso escolar em Alfenas

O Conselho de Meio Ambiente de Alfenas (Codema) organiza todos os anos no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) uma semana de educação ambiental para crianças e adolescentes das escolas públicas e particulares.

Desenhos, histórias em quadrinhos e redações foram enviados por instituições escolares de Alfenas | Foto: Arquivo Pessoal

Para incentivar o envolvimento e a conscientização sobre a questão ecológica é promovido um concurso cultural com os estudantes sobre o tema. Neste ano, a temática foi relacionada à Campanha da Fraternidade, com o tema Fraternidade: Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida.

Cerca de 5 mil estudantes estiveram envolvidos no concurso, todas as escolas da rede municipal e estadual, além das instituições particulares da cidade, participaram. As crianças do 1º ao 5º ano fizeram desenhos com frases sobre o tema, já os adolescentes do 6º ao 9º ano produziram redações ou histórias em quadrinhos destacando a conscientização sobre a riqueza natural brasileira, especialmente os biomas Mata Atlântica e Cerrado, presentes na região. As escolas separam 3 trabalhos de cada categoria e uma comissão indicada pelo conselho escolhe os melhores trabalhos, que são premiados e homenageados.

A ganhadora da categoria redação foi Petra Luz Ribeiro, aluna do 8º ano. Em seu texto, a jovem questiona a exploração constante dos recursos naturais. “Com todo esse desmatamento, cada queima, contaminação. Impedem o crescimento da flora e fauna, culpa da população!”

Para o integrante do conselho ambiental e vereador, Waldemilson Gustavo Bassoto, o resultado da iniciativa com os estudantes é satisfatório. “Eles conseguiram entender a importância da preservação e a necessidade de cuidar da Casa Mãe. Trabalhar a consciência ecológica com as crianças é fundamental para a sobrevivência de nosso planeta”.