Notícias › 24/06/2017

CF 2017 é tema de encontro setorial de MECE’s

Texto e Imagem: padre Benedito Clímaco Passos

No dia 18 de junho, no Colégio das Irmãs Concepcionistas em Machado, aconteceu o Encontro dos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE’s) do setor pastoral Alfenas.

O encontro iniciou-se de manhã com a chegada de aproximadamente 500 participantes de diversas paróquias. Na oração inicial, os ministros realizaram uma adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, o padre Alexandre José Gonçalves palestrou com o tema “Eucaristia: fonte e vida da ressurreição humana”.  Em sua fala, o padre destacou que “somos ‘passadores’ da Ressurreição de Jesus para as outras pessoas através de nosso testemunho. Quando levo a Eucaristia ao Enfermo estou levando a vida e a esperança”.

O seminarista Filipe Zanetti realizou um momento mariano devido aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida.

À tarde, o grupo PHN, da Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio de Machado,apresentou uma peça teatral sobre a preservação da Criação aos participantes. O teatro alertou sobre o risco da utilização de agrotóxicos e tudo o que devasta a natureza, ressaltando o necessário compromisso de todos em preservar o mundo e tudo o que nele existe.

Logo após, o padre Reginaldo da Silva falou aos presentes sobre o tema “Pela Vida e pela Paz”. O padre lembrou o antropocentrismo atual: “Onde o homem se acha como o centro de tudo e não Deus, acaba visando o lucro e não a pessoa”.

Para o assessor eclesiástico dos MECE’s do setor, padre Benedito Clímaco, o encontro foi uma experiência muito válida. “Foi um dia muito especial, eu percebia em cada um a alegria de estar neste encontro juntos vivenciando momentos de partilha entre todos através das conversas informais”.

As reflexões foram fundamentadas na Campanha da Fraternidade deste ano sobre a preservação dos Biomas Brasileiros. Somos responsáveis em cuidar da natureza e do nosso planeta.  “Tudo é belo, a natureza, as plantas, os animais e inclusive o ser humano. Temos que “valorizar o ser humano, sua beleza interior por dentro e não pelo exterior, pois fomos criados segundo a imagem e semelhança de Deus”, lembrou o assessor do setor.

Na missa de encerramento, presidida pelo padre Benedito, alguns padres concelebraram: padre Edmar Mendes Xavier, padre Pedro Alcides, padre Rovilson Ângelo, padre Márcio Alves Pereira, padre Gilmar Antônio Pimenta e padre Alexandre Gonçalves.