Notícias › 03/07/2019

CHRISTUS VIVIT: JOVENS SE PREPARAM PARA VIVER SUA ESPIRITUALIDADE EM MISSÃO

Texto: padre Vinícius Pereira Silva, assessor do Setor Diocesano da Juventude

Imagens: Lázara Assunção

“Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida” (exortação apostólica Christus Vivit, 1).

Cerca de 150 jovens de várias cidades da Diocese de Guaxupé reuniram-se no domingo, 30 de junho, no Encontro de Coordenadores de Grupos de Jovens. O encontro já acontece há vários anos e busca ser um momento de fortalecimento das lideranças juvenis das diversas expressões e segmentos dos grupos da Diocese.

A jovem Beatriz Silva Ribeiro da Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Passos, já participa do encontro há quatro anos. “É sempre um momento incrível que nos proporciona uma riqueza em trocas de experiências e nos motiva a seguir firmes na caminhada”, destaca.

O encontro, organizado pelo Setor Diocesano da Juventude, é composto por representantes de todos os setores e de algumas expressões juvenis. O tema do encontro foi: “Cristo vive e nos faz missionários corajosos”, buscando apresentar pistas de leitura da exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit, do papa Francisco, bem como despertar nos coordenadores o ardor missionário, em preparação para a Missão Jovem que ocorrerá na diocese no mês de outubro.

Pela manhã, os jovens participaram de duas palestras. A jovem Andrea Aparecida Esteves, de Alfenas, membro da Comunidade de Vida e Aliança Mariana Resgate, fez uma abordagem ampla da Exortação, destacando as três grandes verdades elencadas pelo papa Francisco: Deus é amor, Cristo salva e Cristo Vive.

Sobre o documento, o jovem Luís Fernando Francisco, da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Poços de Caldas, afirmou: “Gostei muito da palestra da Andrea sobre a Christus Vivit: sem precisar aprofundar muito no conteúdo, ela conseguiu despertar meu interesse pra estudar a exortação”.

A vivência dos jovens como missionários corajosos foi apresentada pelo padre Alexandre José Gonçalves, coordenador diocesano de Pastoral, que recordou aos jovens a necessidade de se estar enraizado em Jesus para viver a missão.

Para a participante Beatriz, o jovem missionário deve ser verdadeiro seguidor de Cristo e honrar sua aliança com Ele. “O padre Alexandre veio nos lembrar do nosso compromisso enquanto batizados: levar o amor de Jesus a todos, usando a nossa fé que volta o nosso olhar a Cristo e nos faz enxergar a partir dos olhos dele”, ressaltou.

Além desses momentos, o encontro contou com dinâmicas, orações e articulação nos setores pastorais para os trabalhos no setor e do mês missionário. Com a proposta de experimentar o Cristo vivo na Palavra de Deus e na Eucaristia, os jovens também fizeram a oração da Lectio Divina (Leitura Orante) e participaram da Santa Missa.

O encontro transcorreu num espaço de harmonia e descontração, segundo o jovem Luís Fernando. “Me sinto com o espírito renovado para poder pastorear melhor os jovens de minha paróquia. Só posso dizer que o encontro foi top!”, afirma.

Os coordenadores são chamados a multiplicar os conteúdos e as vivências nos seus próprios grupos, de modo que as diversas expressões e grupos caminhem em comunhão. O trabalho com a juventude na Diocese é pautado pelo terceiro projeto do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora. Os próximos meses serão de organização e realização da Missão Jovem, com o intuito de transformar em uma atividade permanente do Setor Diocesano da Juventude da Diocese de Guaxupé.