Notícias › 21/03/2018

Clérigos e leigos celebram 20 anos das instalações do Seminário São José

Texto: padre Leandro Melo/Imagem: Seminário São José

O Seminário Diocesano São José acolheu um momento marcante em sua história, o aniversário de 20 anos da instalação no atual prédio no bairro Parque do Convento, em Guaxupé. O Seminário em si possui 58 anos de fundação.

O evento celebrou também os 95 anos do primeiro Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora. O decreto oficial de instalação aconteceu em 19 março de 1923.

A celebração foi presida pelo bispo diocesano, dom José Lanza Neto, e concelebrada pelo reitor do Seminário Propedêutico, padre Leandro José de Melo, e demais presbíteros diocesanos.

Em sua homilia, o bispo afirmou a alegria em celebrar a data que marca a instalação do atual prédio. Destacou os esforços de dom José Geraldo Oliveira do Vale pela formação presbiteral na Diocese de Guaxupé, seja na compra do prédio atual e na construção do Seminário Diocesano Santo Antônio (Pouso Alegre). Ressaltou também ao final da homilia, as virtudes evangélicas de São José como homem obediente na fé.

Bispo e padres concelebrantes após missa de 20 anos

No final da celebração, o reitor fez os agradecimentos ao bispo, aos presbíteros, aos seminaristas e ao coral Nossa Senhora da Esperança. Em suas palavras, o reitor agradeceu profundamente a Deus por lançar no coração do homem o desejo de se consagrar, recordou ainda a acolhida de mais 650 seminaristas no Seminário São José desde a sua fundação.

Padre Leandro manifestou a alegria de se ter uma casa formativa onde se pode acolher e discernir a vocação sacerdotal, assumindo o compromisso de se consagrar a Deus no serviço ao seu povo.