Notícias › 21/02/2019

COMIRE Leste 2 promove assembleia anual

O Conselho Missionário do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB realizou a Assembleia Anual COMIRE nos dias 15 a 17 de fevereiro. O evento aconteceu em Belo Horizonte (MG), na Casa das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, com a presença de Dom José Lanza Neto, bispo referencial da ação missionária no regional.

Segundo com o coordenador do COMIRE, Pe. José Geraldo de Melo, a assembleia deste ano abordou o tema ‘Chamados e enviados: A Igreja de Cristo em Missão’. “A temática foi relacionada com a preparação para o Mês Missionário Extraordinário, que será em outubro de 2019, proposto pelo Papa Francisco. Além disso, estamos definindo as ações dos próximos anos”, afirma.

Outras reflexões, debates, desafios e perspectivas foram abordados sobre a caminhada missionária, como:
1º Momento: Ver (Partilha da realidade e uma conversa sobre a caminhada missionária na Diocese ou na área de atuação; Avanços e dificuldades percebidas na organização e caminhada missionária – pequenos grupos* e plenário.
2º Momento: Iluminar. A partir do tema do MME, buscar alguns caminhos a percorrer: uma passada pelo Guia do MME.
3º Momento: Agir (Propostas para motivar a celebração do MME, Programa Missionário Extraordinário, Encontros/Congresso nas Dioceses/Províncias, Fortalecimento dos COMIDIs e outros).

No domingo, último dia de programação da assembleia, aconteceu um momento formativo com Pe. Patriky intitulado ‘luzes para motivar a continuidade’, com alguns encaminhamentos e celebração de envio.