Notícias › 07/03/2019

Comunidade Rural de Alfenas inicia atividades em nova capela

Texto: Diogo Donizete Carvalho, seminarista – Filosofia | Imagens: Pascom Paroquial

Construída com a ajuda dos moradores, a capela confiada ao patrocínio de Nossa Senhora dos Navegantes foi abençoada e inaugurada pelo Bispo Diocesano.

A data do dia 2 de fevereiro de 2019 ficou marcada no coração dos paroquianos da Paróquia São Pedro, em Alfenas. Nesse dia, a paróquia teve a alegria de inaugurar uma capela situada numa extensa área rural,  Harmonia. A missa de bênção do novo templo contou com a presença do bispo diocesano dom José Lanza Neto.

A nova capela tem por padroeira a Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora dos Navegantes. A comunidade nasceu a partir da iniciativa de famílias residentes nos arredores da capela e que habitualmente rezavam o terço nas casas. A partir dessa devoção, os moradores sentiram o desejo de erigir uma capela em honra à Mãe de Deus. Assim, o lugar de oração ficaria centralizado, facilitaria o acolhimento das famílias locais e também incentivaria aquelas mais distantes a participarem da vida em comunidade.

Desde então, os fiéis devotos de Nossa Senhora não mediram esforços para construir a tão sonhada capela. Houve trabalhos voluntários, doações, festas e bingos, a fim de arrecadar fundos para a compra de materiais de construção.

No dia da primeira missa, a capela estava repleta de fiéis. O bispo presidiu a Eucaristia e abençoou o altar e as paredes do novo templo. Em sua homilia, dom Lanza recordou a comunidade que, “assim como a nova capela é sinal da presença do Senhor, também devemos ser todos nós, igrejas vivas, sinais da bondade e ternura de Deus”.

O local da construção está estrategicamente localizado para o atendimento de toda comunidade. Hoje, a área rural é atendida pastoralmente com a missa, celebrações da Palavra e catequese.