Notícias › 29/07/2019

CONGRESSO MARIANO APROFUNDA REFLEXÃO TEOLÓGICA SOBRE NOSSA SENHORA

Com informações e imagens enviados por Andrea Esteves – Comunidade Mariana Resgate

A comunidade de vida e aliança Mariana Resgate realizou nos dias 20 e 21 de julho, em comemoração aos seus 10 anos, o Congresso Mariano, realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Alfenas.

Houve momentos de pregação, cânticos, adoração, oração e workshops durante todo o evento. Cada momento foi preparado para tornar Maria de Nazaré mais conhecida e amada.

Padre Glauco Siqueira, pároco em Conceição Aparecida, abriu o congresso falando sobre Maria, a Nova Eva, e dizia que: “Eva deu sim a um projeto que nos separava de Deus e Maria deu um sim a um projeto que consistia em nossa união com Deus.” Na segunda colocação, padre Luciano Cabral, pároco em Botelhos, abordou a doação e a entrega total de Maria, o primeiro sacrário a levar Jesus Cristo.

No período da tarde, foram promovidos workshops:

  • Dogmas Marianos, ministrado pelo estagiário pastoral Douglas Ribeiro;
  • Rosário, ministrado pelo seminarista Richard Oliveira;
  • Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, ministrado por Andrea Esteves da Comunidade Mariana Resgate.

            Em seguida, padre Robison Inácio, pároco em Serrania, falou sobre o tema central do congresso Maria Mãe de Deus e nossa Mãe. O percurso apresentou a temática desde o Concílio de Éfeso, evidenciando os ensinamentos da Igreja sobre a maternidade divina de Maria.

O primeiro dia do congresso foi encerrado com o teatro musical inédito Theotokos, dirigido pelo seminarista Richard Oliveira e que relata os principais momentos da vida de Nossa Senhora. “O musical Theotokos foi uma mistura de lágrimas e risos, cada cena levava-me à reflexão da vida de Maria, desde os momentos felizes que viveu até o ponto ápice de sua dor. Saí extremamente impactada com o que vivi neste musical”, afirma a jovem Sabrina Verola.

No segundo dia, a fundadora da Comunidade Mariana Resgate, Danusa da Silva, palestrou sobre o Magnificat, oração de louvor em que Maria proclama as maravilhas de Deus. O congresso foi encerrado com Hélisson José, membro da comunidade, falando sobre Maria e o Espírito Santo.

Para a jovem Tuaini Cristina, de Machado foi um final de semana de inúmeras riquezas. Em depoimento, ela revelou que “o Congresso Mariano foi para mim um encontro pessoal com Maria e através dela posso estar mais junto de Jesus. A todo momento, eu sentia Maria visitando o meu coração que transbordava em uma alegria sem fim”.