Destaques › 13/11/2017

Curso de Iniciação Teológica está com inscrições abertas. Participe!

Texto: Assessoria de Comunicação | Imagem: Divulgação

Participantes do primeiro módulo do curso em janeiro deste ano

Desde 1999, a Diocese de Guaxupé decidiu investir suas forças na formação dos fiéis leigos, de maneira sistemática com o Curso de Iniciação Teológica para leigos e leigas. Já começaram os preparativos para a 20ª edição, que ocorrerá entre os dias 15 e 21 de janeiro, o curso já foi responsável, ao longo de sua existência, por contribuir para a formação teológica inicial de diversas turmas. O curso acontece sempre no Seminário Diocesano São José, em Guaxupé.

O curso é organizado em quatro módulos, distribuídos em 4 anos, abordando disciplinas teológicas variadas, como teologia da revelação, antropologia teológica, Sagrada Escritura, cristologia, liturgia, moral cristã e espiritualidade. A estrutura do curso conta com a assessoria de padres das dioceses de Guaxupé e da Campanha como professores. Além da formação sistematizada em aulas, o curso possui diversas atividades, como debates, filmes e noite cultural, sempre com o intuito de crescer na fé, aprofundar a formação cristã e valorizar a dignidade batismal dos fiéis leigos.

Neste sentido, o atual coordenador do curso, padre Robervam Martins, entende os dias de formação como uma forma de ajudar a Igreja em sua busca por convergência na fé. Ele destaca que o ponto de partida para todos os membros da Igreja é o Batismo, maior dignidade cristã. “É neste sacramento que nasce a Graça da perene continuidade da construção do Reino, inaugurado por Jesus Cristo. Todos somos motivados pelo Evangelho a sermos sal da terra e luz do mundo”, exalta padre Robervam.

Os fiéis leigos formados no Curso de Iniciação Teológica têm a possibilidade de voltar para suas comunidades imbuídos do espírito de serviço, de modo a fazer frutificar em suas paróquias o brilho da fé e do amor de Deus por todos os seus filhos.

Para Participar

Através das fichas de inscrição entregues aos padres coordenadores dos Setores Pastorais da Diocese e distribuídas na Reunião Setorial de Pastoral. As vagas para os iniciantes do primeiro módulo são limitadas: apenas 45 fichas para toda a diocese. Converse com o padre de sua paróquia.