Notícias › 14/09/2016

“Da Cruz à Luz”: 10 anos da morte de Dom Mauro

dsc07551

Há dez anos, no dia 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz, uma grande perda marcou a história da Diocese de Guaxupé. Numa manhã de quinta-feira, um acidente de carro fatal provocaria a morte do recém-empossado bispo de Guaxupé, dom José Mauro Pereira Bastos.

O jovem bispo com apenas 51 anos de idade e 6 breves anos de episcopado, encantava as comunidades que visitava com sua forma de viver sua vida e sua vocação. Em sua homilia de posse na Catedral Nossa Senhora das Dores, dom Mauro destacou o papel dos fiéis cristãos na construção do Reino de Deus. “Mesmo em meio a tantos sinais de morte que presenciamos no mundo, somos chamados a continuar semeando o Reino inaugurado por Jesus. Um Reino onde a vida vence a morte, onde o amor vence o ódio, donde a esperança vence o desânimo, onde a paz vence a violência”.

“Da Cruz à Luz”, o lema de ordenação episcopal motivou as palavras do padre Gilvair Messias, que dedicou um texto inspirado sobre o falecimento do bispo. “Assim como dom Mauro, também caminhamos da cruz à luz. Ele soube cuidar da terra e semear com eficácia. Soube, acima de tudo, ser semente. Entregou-se até o fim. É mais um mártir de nossa história. Partiu de nosso meio enquanto caminhava para o trabalho. Estamos no tempo da ressurreição. E ela já começa a acontecer em cada um de nós que, aos poucos, tornamo-nos frutos deste plantio.”