Notícias › 21/08/2017

‘Despertar Jovem’ valoriza discernimento vocacional em Alfenas

Texto/Imagens: Luciana E. Pereira – SAV – São Sebastião e São Cristóvão

No dia 20 de agosto, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) de Alfenas promoveu o encontro Despertar Jovem 2017 com o objetivo de apresentar os diversos ministérios na Igreja aos jovens da cidade. Estiveram presentes 96 jovens no Salão Paroquial da Paróquia São Sebastião e São Cristóvão.

Os jovens foram acolhidos com um café da manhã. Em seguida, as atividades foram iniciadas com a oração inicial realizada pelo Grupo de Jovens João Paulo II com o tema “Faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,38). Após, os membros do SAV fizeram uma dinâmica/palestra vocacional intitulada “Vocação à vida: ‘O que estou fazendo com o presente que Deus me deu?’”.

A segunda palestra foi ministrada pelo seminarista Renan Brito com o tema Vocações Específicas: “Os caminhos que Deus me deu”, com o propósito de despertar nos jovens a vocação a qual Deus lhes chama, seja sacerdotal, religiosa ou matrimonial. Em seguida, os jovens se dirigiram até a Igreja Matriz São Sebastião e São Cristóvão para participarem de um momento de oração conduzido pela jovem Raísse Marina, membro do SAV.

Num ambiente de alegria e descontração, os participantes almoçaram com os padres Gilmar Antônio Pimenta e Wellington Christian Tavares e os seminaristas Renan Brito, João Paulo de Souza e Otávio Augusto.

Após o almoço, aconteceu um descontraído programa de entrevistas, “Meu caminho foi”, com representantes de cada vocação. A ação foi desenvolvida pelo catequista Sidnei e os entrevistados foram: o seminarista Otávio Augusto, a irmã Sônia, da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, Andréa Esteves e Camila Czimar, da Comunidade Mariana Resgate, e o casal Maria Beatriz e Roberto, representando a vocação familiar.

A animação musical foi feita por Raísse, Roberta e Marconni que realizaram momentos de reflexão para que os jovens pudessem rezar e refletir sobre a própria vocação.

O encontro foi encerrado com a celebração da Missa na Igreja Matriz São Sebastião e São Cristóvão, presidida pelo responsável diocesano do SAV, padre Éder Carlos de Oliveira. Na homilia, o presbítero promoveu a reflexão sobre as vocações e motivou os jovens a se integrarem à vida comunitária, usando o exemplo de Maria, ressaltando que quando servimos a Deus e aos irmãos Cristo cresce em nós.

Otávio Augusto demonstrou sua alegria em participar do encontro.  “Me alegrei muito quando vi jovens entusiasmados, querendo conhecer melhor os diversos tipos de vocações na Igreja. Posso dizer com toda certeza de que teremos grandes sacerdotes, pais e mães de família, membros consagrados e consagradas, religiosos e religiosas, servindo a Deus e ao seu Povo”, salientou o seminarista que cursa o 1º ano de Filosofia.

Para a catequista Alessandra, o “encontro vocacional em meio à preparação para a Crisma é essencial. Ouvir um Deus que chama e ter a chance de respondê-lo é a maior graça que um jovem pode receber em toda a sua vida”.

“Foi bonito de se ver os nossos jovens dedicando parte do seu domingo para ouvir sobre Vocação, pois a alegria dos jovens contagia a nossa Igreja”, completou Ana Cristina, integrante do SAV da Paróquia São Pedro.

A experiência de comunhão com jovens de toda a cidade foi o que marcou a jovem Júlia, que motivou e levou muitos amigos para o encontro. “Foi uma grande alegria ver a juventude unida num ambiente saudável, buscando esclarecer para que estamos aqui, e participar do Despertar Jovem foi realmente receber esta luz, a luz do Espírito Santo no meu e no coração de todos”, concluiu.