Destaques › 26/04/2015

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Bom Pastor _ VOCAÇÃOMensagem do Serviço de Animação Vocacional por ocasião do Dia Mundial de Oração pelas Vocações

 

Hoje, 26 de abril, 4º Domingo da Páscoa (chamado também de “Domingo do Bom Pastor”), celebramos em toda a Igreja o 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Esta data é uma rica ocasião para nos lembrarmos de alguns pontos importantes da questão vocacional na Igreja.

Encontramos, nas páginas do Evangelho, fundamentos para rezar pelas vocações. O texto evangélico mais conhecido é Mt 9, 35-38. Nele, vemos Jesus em peregrinação constante. O Senhor vê aí um grupo enorme de pessoas desamparadas e sofridas. E desta contemplação amorosa e compassiva diante da multidão abandonada Jesus diz aos discípulos: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da messe que envie operários para a sua colheita”. Este texto tornou-se uma referência para a Igreja em sua tarefa de suplicar ao Pai com confiança e humildade que suscite vocações para o serviço do seu povo. Além desse texto, podemos nos lembrar também do fato de que quando foi chamar os discípulos, Jesus passou uma noite em oração ao Pai (cf. Lc 6, 12). E, como explicou o papa Bento XVI na mensagem para o Dia de Oração pelas Vocações de 2011, é desta oração de intimidade de Jesus ao Pai que brota a vocação dos apóstolos. Assim, concluímos que é da oração suplicante da Igreja (continuadora da obra de Cristo) ao Pai que vão surgindo, pela bondade divina, as várias modalidades de vocações.

Rezar pelas vocações é um gesto de amor à Igreja, povo de Deus. Esta oração desperta nossos corações para nos lembrarmos da necessidade de que haja na Igreja pessoas dispostas a servir, a realizar os ministérios, os trabalhos pastorais. Rezar pelas vocações sintoniza nossos corações com o de Jesus em sua compaixão pela multidão sofrida, ou seja, aquelas situações na Igreja em que se carecem de pessoas para ajudar, socorrer, acudir, servir.

Incentivamos os agentes de pastoral das comunidades de nossa Diocese (sobretudo as equipes de Liturgia) a prepararem, em plena sintonia com seus párocos, momentos celebrativos para esse dia. Podem ser feitas vigílias vocacionais (com exposição do Santíssimo Sacramento, se possível), nas quais se motive a comunidade a ser reunir para rezar pelas vocações. Sugerimos, por exemplo, marcar a vigília vocacional para uma hora antes de algum horário de Missa na paróquia, para que a Santa Missa seja o coroamento da vigília. Nas Missas, podem ser feitas preces pelas vocações e breves mensagens vocacionais. Pode-se ainda rezar terços na intenção das vocações. Geralmente, o papa escreve uma mensagem para o Dia de Oração Pelas Vocações. Podem ser utilizadas frases desta mensagem.

Por diácono Eder Carlos de Oliveira, vice-reitor do Seminário Diocesano São José e promotor vocacional da Diocese de Guaxupé

SAV

 

Confira a Mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações