Destaques › 14/11/2014

Dia Nacional da Juventude 2014

dnj 2014O Dia Nacional da Juventude (DNJ) foi celebrado oficialmente no terceiro domingo de outubro. Mas em muitos lugares, por necessidades pastorais, o DNJ será comemorado em outra data, como na Diocese de Guaxupé, em 16 de novembro. 

Com o tema “Feitos para sermos livres, não escravos” e a iluminação bíblica “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor” (Jr 22, 3a), a celebração quer dar continuidade ao trabalho da Campanha da Fraternidade deste ano. Desde o mês de setembro, os jovens da diocese se prepararam para o evento, realizando em cada setor pastoral o chamado “pré-DNJ”.

Na Diocese

O DNJ da Diocese de Guaxupé será celebrado no próximo domingo, 16 de novembro, a partir das 8h30min.

Programação

8h30min – Chegada e recepção nas paróquias da cidade.

14h – Concentração em frente à Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores

Show com a Banda Electus

Logo após, Flash mob.

16h – Encerramento do evento com a Celebração Eucarística presidida pelo padre Henrique Neveston da Silva, coordenador diocesano de pastoral, e concelebrada pelos padres da diocese.

Subsídio

A Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB lançou o subsídio para o DNJ 2014, que tem como tema “Feitos para ser livres, não escravos”, retomando a temática do tráfico humano, abordada na Campanha da Fraternidade.

São sugeridos momentos preparativos e celebrativos, que podem ser adaptados à realidade e espiritualidade de cada grupo, além de fomentar a reflexão e pistas de ação para o combate ao tráfico de pessoas.

Para baixar o subsídio, clique aqui.

Para saber mais

O DNJ é festa, manifestação e tomada de posição não só para os jovens participantes de grupos da PJ (Pastoral da Juventude), mas para todos os outros jovens que compõe o Setor Juventude das mais variadas Dioceses do Brasil. No ano de 1985 foi decretado pela ONU ‘O Ano Internacional da Juventude’. Como gesto concreto, a Pastoral da Juventude do Brasil assumiu a celebração do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE.  Atualmente, no Brasil, celebra-se o DNJ no último domingo de outubro. Esse dia é marcado por mobilizações de milhares de jovens, em todo o país, para celebrar, como Igreja, a vida da juventude.

Tags: