Notícias › 31/10/2016

Diocese de Guaxupé incentiva a consciência missionária na formação presbiteral

img_8257O mês missionário de 2016 foi um impulso de ânimo na vocação dos seminaristas da Diocese de Guaxupé. Junto ao Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), os reitores das casas de formação se empenharam em proporcionar uma experiência missionária aos seminaristas das etapas do propedêutico, filosofia e teologia.

Entre os dias 8 e 16 de outubro, aconteceu uma semana pastoral missionária na Paróquia São Sebastião, em Areado, com a presença de 16 seminaristas. Distribuídos pelas comunidades urbanas e rurais, visitaram enfermos, idosos, crianças e famílias, anunciando o Evangelho, mas, ao mesmo tempo, contemplando as belas experiências de fé que o povo carrega consigo.

Depois da Semana Missionária, os seminaristas realizaram a Novena da Campanha Missionária 2016 e aprofundaram seus conhecimentos sobre o tema: “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”. Esse cuidado implica cuidar da natureza, cuidar das pessoas, cuidar das consciências que precisam se despertar para a necessidade de transformar as situações que são contrárias à criação de Deus e o seu projeto para ela.

Esses nove dias proporcionaram um grande crescimento. Isto é o que afirma  Rhilton Roger, seminarista do 2º ano de Filosofia e presidente do Comise. “Essa Novena fez brotar em nosso coração uma espiritualidade missionária e comunitária, despertando a nossa responsabilidade com a Casa Comum. É nossa missão, também, cuidar da Criação e como o Pai do Céu chegarmos à conclusão de que ‘tudo era muito bom’ (Gn 1, 31b)”.

Em todos os seminaristas ecoa a reflexão proposta na novena missionária: “no Reino de Deus o mais importante é a Vida. No Reino todos os valores humanos se direcionam para a defesa e a preservação da Vida. Jesus mesmo disse: ‘Eu vim para que todos tenham vida!’ (Jo 10, 10)”. Que o Senhor da Messe inspire cada vez mais missionários para essa missão em defesa da Vida e da Criação!

img_8250

img_8255