Notícias › 27/03/2017

Diocese participa de fórum ambiental em universidade

Sustentabilidade e Preservação Ambiental, este foi o tema do 16º Fórum de Extensão Universitária da Unifenas, realizado na tarde do dia 27 de março, no campus Alfenas, com a presença do bispo diocesano, dom José Lanza Neto, do padre Reginaldo da Silva e dos diáconos Sérgio Bernardes e Vinícius Pereira Silva, além da reitora da instituição, professora Maria do Rosário Araújo Velano, e do diretor de extensão e assuntos comunitários, professor Rogério Ramos do Prado.

A presença dos clérigos foi motivada pela divulgação da Campanha da Fraternidade deste ano, Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida, com temática voltada à preservação das áreas naturais e das culturas locais.

Em sua fala, dom José Lanza destacou a relevância de se discutir o assunto no meio acadêmico. “A universidade nos propõe muito mais que uma formação profissional, nos oferece caminhos para compreender a vida e formarmos nossa opinião sobre a realidade que nos cerca”. Após fazer um apelo à reflexão dos estudantes presentes, o bispo ressaltou que a preocupação com a Casa Comum não deve ser somente de ambientalistas, mas de toda a sociedade.

Para o diácono Vinícius, também biólogo, a força para modificar hábitos antiecológicos está numa mudança profunda e pessoal. “A fé se torna um elemento impulsionador e catalisador para nossas ações, buscamos caminhos comuns para sermos transformadores da realidade”.

No evento, padre Reginaldo apresentou o trabalho realizado pela Pastoral da Sustentabilidade em sua comunidade em Guaxupé. Além de parcerias com outras instituições e ações concretas, os participantes da pastoral se dedicam à conscientização de crianças e jovens sobre a causa ambiental.