Notícias › 17/07/2015

Diocese participa do 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Nesta quarta-feira (15/7), teve início o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em Vitória (ES). Comunicadores Católicos de todo Brasil estão reunidos para palestras e grupos de trabalho que tem como tema principal a “Ética nas Comunicações”.

muticom_01

A abertura do evento foi realizada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela. A primeira palestra foi conduzida pelo padre Gildásio Mendes, doutor em Comunicação, que abordou o tema central do encontro, a “Ética nas Comunicações”.

Durante a apresentação, padre Gildásio destacou que o conteúdo publicado pelos internautas é reflexo da formação e educação pessoal, pois a internet não é uma consequência, mas uma causa. “Quando uma pessoa é mal-educada nas redes sociais, ela é na família e na sociedade. O problema não é o smartphone, mas a educação. A tecnologia reflete a educação das pessoas. O problema não está na internet, mas no dia a dia das pessoas”, afirmou.

A Diocese de Guaxupé está representada pelo padre Sandro Henrique Almeida dos Santos, coordenador diocesano da pastoral da comunicação e pároco do Santuário de Santa Rita, em Cássia e diretor da Rádio da Família (820 AM), em São Sebastião do Paraíso.

muticom_02

Padre Sandro se encontrou, durante o encontro, com o locutor Silvonei José, da Rádio Vaticano

Padre Sandro acompanhou as palestras iniciais e participa de grupos de discussão, unânimes em afirmar: “Estamos vivendo um novo tempo, uma mudança de época, segundo os bispos das Américas . E, aqui, no MUTICOM, nós participantes e  palestrantes chegamos à conclusão de que o problema não está na tecnologia, mas  sim no homem. Vivemos uma crise ética, antropológica  e a busca da construção dessa ética nas comunicações, permeada pela tecnologia ou novas tecnologias , é para que a convivência entre os seres humanos, nesta casa maior que é o mundo, tem que mudar para que seja realizada  de uma maneira justa e fraterna”, concluiu.

Este Mutirão de Comunicação conta com a presença do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Darci Nicioli. Outras autoridades da Igreja e representantes de dioceses e veículos de comunicação católicos do país estão presentes no evento, que termina no próximo domingo, dia 19 de julho. Confira as fotos do evento na página oficial da Diocese de Guaxupé.

Ouça também os boletins informativos direto do evento, durante a programação da Rádio da Família (820 AM), pelo site ou baixe o aplicativo nas lojas da Apple Store ou Google Play.

Por Alessando Calixto