Notícias › 23/01/2015

Diocese promove o 16° Curso de Iniciação Teológica

EQUIPE DE APOIO - 2015

Equipe de apoio

Aconteceu entre os dias 12 e 18 de janeiro no Seminário Diocesano São José, a 16ª edição do Curso de Iniciação Teológica da diocese. Esta formação tem como finalidade perscrutar os mistérios de Deus com base num falar sobre Ele, na vida, no modo de crer e de toda a sua incidência na vida pastoral da Igreja. Os estudos teológicos ajudarão os leigos e leigas na edificação do Reino, pois, também são chamados a “darem as razões de sua esperança” (Cf. 1Pd 3,15).

O curso deste ano contou com a participação de mais de 80 pessoas advindas das diversas paróquias da diocese. Sendo uma contínua e renovada expressão da Igreja Diocesana que responde aos sinais dos tempos, o curso há vários anos traz para a vida de inúmeros leigos e leigas a oportunidade de refletirem a fé e capacitarem-se melhor para o desafio pastoral. O curso é dividido em 4 módulos.

Além das aulas nas diversas áreas da Teologia, a cada ano é proposta uma temática geral para discussão. Em sintonia com as Santas Missões Populares, no ano de 2015 o estudo destacou a pastoral diocesana a partir dos ensinamentos do papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. O objetivo, conforme disse o papa Francisco aos Membros da Comissão Teológica Internacional em 2013,  é buscar  “a unidade do projeto do amor de Deus, a fim de que empenhem-se em mostrar como as verdades da fé formam uma unidade harmonicamente articulada”.

Maria Odimar, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Passos, cursista do 1º módulo, comentou: “estou muito enganada quanto ao que sei sobre minha fé católica, de modo que sinto que é preciso ainda mais formação. Além disso, o curso leva a um encontro consigo mesmo e isso é o que faz aumentar ainda mais o desejo de sempre continuar o caminho formativo. Eu diria para aqueles que sentem vontade de participar do curso, que tenham a coragem de buscá-lo e trilhar este caminho de descobertas, pois, muitas vezes, achamos que conhecemos, mas falta-nos muito conhecer”.  Emília Mendes, da Paróquia Divino Espírito Santo, de Pratápolis, que está no 3º Módulo, expressou seu entusiasmo: “O Curso de Iniciação Teológica é para nós, leigos, um aperitivo das muitas coisas que ainda podemos aprender. Apesar de a maioria de nós, cursistas, já termos um certo tempo de estudo e de caminhada na fé, todos voltamos certos de que há muito ainda a aprender. Além do conteúdo programático, a convivência é muito agradável e produtiva. Terminei o 3º Módulo e, desde o início do curso, sempre tive o versículo do Evangelho de João como motivador: ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’ (Jo 8,32). Hoje, eu me sinto mais livre, ainda mais curiosa e também muito mais comprometida.”

Por Silas de Oliveira