Destaques › 14/09/2014

Dom José Mauro: Pela Cruz à Luz!

Nesta data memorável, disponibilizamos um artigo sobre o saudoso bispo da Diocese de Guaxupé, Dom José Mauro Pereira Bastos, CP, falecido há 8 anos.

Dom José Mauro: Intensa Luz   

dom Mauro no dia da Posse

Um impacto. Terrível para a nossa fragilidade. Como é possível? Um acidente automobilístico colheu uma vida em seu pleno esplendor. Trabalhei ao lado de Dom José Mauro Pereira Bastos, quando exerceu seu ministério na Arquidiocese de Mariana. Ainda consternados pelo falecimento de Dom Luciano, vemos mais um amigo e santo pastor indo para a eternidade… Insondáveis os desígnios do Senhor.

Somos acalentados pelo testemunho deste nosso irmão querido. Religioso da Cruz, Dom Mauro entregou sua vida sobre o madeiro de suas lides na causa da Igreja. (Dirigia-se a Belo Horizonte para reunião da Pastoral da Juventude do Regional Leste II, pois era seu assessor em âmbito nacional e no Leste II da CNBB). Deus o exaltou, recebendo-o no aconchego eterno, dando à liturgia de 14 de setembro de 2006 a plenitude da Luz eterna: Pela Cruz à Luz!

Um homem de Deus, integralmente dedicado ao Reino. Um homem do povo, capaz de cativar as pessoas com seu modo simples e comunicativo de acolher. Um servidor do Evangelho, comprometido com Jesus Cristo e seu Projeto de Vida. Um amigo, disposto a cultivar laços de fraternidade, imitando o Bom Pastor: “chamo-vos amigos”.

Membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionista), nascido em 1955, em Cachoeiro do Itapemirim – ES. Completou os estudos primários e secundários na Escola Estadual em Vitória – ES. Freqüentou o Curso de Filosofia na Arquidiocese de Vitória e de Teologia em Belo Horizonte. Emitiu os votos perpétuos, como membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, em janeiro de 1981. Foi ordenado sacerdote aos 7 de julho de 1984. No período de 1984 a 1985, fez mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Exerceu os seguintes ministérios: 

Diretor da Escola Passionista em Vila Velha – ES (1986); Pároco da Paróquia Santa Maria Goretti, Cariacica – ES, (1987); Professor de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória; consultor da Província Nossa Senhora das Dores em Nápoles (Itália), participou do Capítulo Geral em Roma, (1988); Administrador Paroquial da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Vila Velha, (1989); Formador de Filosofia em Vila Velha, (1989-93); Participou do Capítulo Geral em Roma, (1994); Vigário Regional do Vicariato Nossa Senhora da Vitória nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, responsável pela Família Passionista no Brasil (Conferência Latino-Americana Passionista), (1989-95); Formador de Teologia em Belo Horizonte, (1996-97); Coordenador dos Projetos Sociais dos Passionistas e Pároco de “Nossa Senhora da Penha”, em Barbacena – MG. (1998-2000). Numa liturgia da Exaltação da Santa Cruz, perto da festa da Padroeira da Congregação, Nossa Senhora das Dores, foi sagrado bispo em 17 de setembro de 2000, assumindo, então, como primeiro bispo da Diocese de Janaúba, onde doou sua vida ao povo daquela Igreja Particular, indo ao encontro das lutas e sofrimentos dos mais esquecidos da sociedade. Em 19 de abril 2006 foi transferido para Guaxupé – MG, onde em tão pouco tempo, estava realizando um grande trabalho.

A biografia de Dom José Mauro Pereira Bastos faz-nos pensar num cometa. Passou rapidamente em cada lugar. Deixou um rastro de luz… Deve ser por isso que sua passagem neste mundo foi tão breve: 51 anos de uma INTENSA LUZ!

Padre Paulo Dionê Quintão

Assessor da Pastoral da Criança e do Menor

Região Leste da Arquidiocese de Mariana

Viçosa – MG

Fonte: catolicanet

Artigo originalmente publicado em 15/09/2006, às 14h26min.