Notícias › 16/11/2015

Encontrão de Grupos de Reflexão promove missão libertadora e audaciosa

O 15º Encontrão dos Grupos de Reflexão do Setor Pastoral Poços de Caldas aconteceu no dia 15 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Poços de Caldas. Foi um dia de formação sobre a ação missionária e a espiritualidade dos animadores dos grupos de reflexão. A temática desenvolvida no decorrer do dia ficou sob a responsabilidade do Irmão Cesar, da Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração, da Diocese da Campanha, que destacou a importância de uma ação missionária libertadora e emancipatória; missionários cheios de audácia e alimentados pelo Evangelho de Jesus Cristo.

encontrão_01

E mais, apontou as atitudes do discípulo missionário no mundo de hoje: saber escutar, louvar, servir e agradecer.  Enfatizou que “ser discípulo-missionário requer formação permanente” e a “formação consiste em reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver a experiência do encontro com Jesus.” A missão implica em compartilhar com os outros a experiência do encontro com Jesus, e mais, comporta libertação integral e inserção social.

Um dos pontos marcantes, sem dúvida, foram a presença e a participação expressiva do povo de Deus, os animadores e membros atuantes dos grupos de reflexão do Setor de Poços de Caldas. “Isto é graça de Deus entre nós: a Igreja nas casas partilhando o Pão da Palavra”, mencionou um dos participantes.

encontrão_02

O testemunho de Marta Heldt revela a importância de ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro das pessoas nas suas casas: “participo há um ano e mudou muito a minha vida; estou aprendendo a ouvir a Palavra e colocá-la em prática”. João Pedro, seu filho de doze anos, participa junto do grupo de reflexão, da Paróquia São Sebastião.

O encerramento do dia ocorreu com a Celebração Eucarística presidida pelo padre José Augusto da Silva, da Paróquia São Domingos e concelebrada pelo padre José Maria de Oliveira, coordenador de pastoral do Setor de Poços de Caldas.

Com informações da Coordenação dosGrupos de Reflexão do Setor de Poços de Caldas.