Notícias › 29/08/2015

Encontro de CEBs reúne setores para discutir sobre o papel da comunidade cristã no mundo

11811421_837846072960222_4392133666990015604_n

laudelino-276x300

Assessor do encontro. Laudelino atua na coordenação do laicato em todo o país

Aconteceu entre os dias 24 a 25 de julho em Campestre, no Setor Poços de Caldas, o 32º Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base. O encontro teve como tema “Comunidades dos seguidores de Jesus a serviço da Sociedade” e como lema “A Igreja em saída, sem medo”.

Com representação de todos os setores da Diocese de Guaxupé, mais de 100 participantes aprofundaram reflexões sobre no tema com a assessoria de Laudelino Augusto Azevedo, vice-presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil e Assessor da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para o Laicato.

Além dos cristãos leigos, participaram também alguns cristãos presbíteros: José Luiz do Prado, de Nova Resende; Eduardo Pádua de Carvalho, de Passos; João Pedro de Faria, de São Pedro da União e o anfitrião, Francisco Albertin Ferreira, pároco de Campestre, que cativou a todos pela acolhida, organização impecável da infraestrutura e presença ativa e atuante em todos os momentos do encontro.

Com sua experiência de muitos anos como leigo cristão na Igreja Católica, tendo sido inclusive deputado estadual e vice-prefeito na cidade de Itajubá, e com seu profundo conhecimento dos documentos da Igreja, Laudelino mostrou-nos com clareza o verdadeiro papel do cristão leigo, na linha de frente da missão da Igreja na transformação do mundo.086

Lembrando a proposta do papa Francisco de uma Igreja em saída, ele mostrou como isso deve acontecer na caminhada das Comunidades Eclesiais de Base. Nosso assessor colocou também as CEBs e os Grupos de Reflexão no contexto das Santas Missões Populares que estão ocorrendo na Diocese de Guaxupé.

Por padre José Luiz Gonzaga do Prado