Notícias › 14/07/2015

Encontro para Equipes Paroquiais da Formação Cristã acontece em Guaxupé

DSCN1017A formação é uma urgência para a Igreja atual, onde o leigo é chamado a cada vez mais assumir seu papel de agente ativo na instauração do Reino de Deus em seu meio. Para alavancar essa formação na diocese, foi realizado no dia 11 de julho um encontro para as equipes de Formação Cristã no prédio da Cúria Diocesana, sob a assessoria da professora da PUC–Rio, Eva Rezende de Moraes.

Doutora em Teologia, Eva Rezende trabalhou o tema sobre os desafios da formação cristã para os leigos. Tendo iniciado o encontro com o levantamento de expectativas dos participantes, ela discorreu sobre o projeto diocesano de formação e levantou os desafios atuais “ad intra” (de dentro) e “ad extra” (de fora) da Igreja nos dias atuais. Quanto ao primeiro grupo (ad intra), foram levantadas questões sobre a responsabilidade compartilhada pela Igreja e na Igreja e a questão do poder na Igreja, entre outras; quanto ao outro grupo (ad extra), as questões tratadas foram, entre outras, a religiosidade popular na cultura pós-moderna e a questão da pobreza. Também foram apresentadas soluções para os problemas levantados, além da realização de uma plenária onde se levantaram ainda outros assuntos, prontamente analisados pela assessora.

Para o catequista José Oseas Mota, da Paróquia São José Operário de Guaxupé, “com certeza foi um dia de grande aproveitamento para todos os participantes, o que nos motivou a procurar a cada vez mais levar uma formação integral e adaptada às necessidades de nossa diocese a cada vez mais pessoas. Esse é um caminho que realmente pode fazer com que trabalhemos cada vez com mais afinco pelo Reino de Deus, disse.

Baixe o material do Encontro Diocesano para Equipes Paroquiais da Formação Cristã (Diocese de Guaxupé) – atualizado

Com informações de José Oseas Mota

Fotos: Lázara Assunção