Notícias › 26/06/2017

Encontro Diocesano valoriza Iniciação Cristã e lança Diretório

Texto: Edon Fonseca | Imagens: Lazara Assunção

No dia 18 de junho, foi realizado na Cúria Diocesana de Guaxupé, o encontro anual de formação com as coordenações paroquiais de Catequese. O evento serviu também para o relançamento do Diretório Diocesano de Catequese, atualizado pela coordenação diocesana de Catequese, juntamente com o assessor eclesiástico, padre Luciano Campos Cabral.

Aproximadamente 170 catequistas estiveram presentes no encontro assessorado por Marlene Silva, catequéta conhecida nacionalmente da Arquidiocese de Pouso Alegre. O encontro teve início pela manhã com a acolhida e com a oração inicial, conduzida pela própria assessora.

Durante toda a manhã, houve a exposição do tema Iniciação à Vida Cristã, onde a assessora abordou de maneira objetiva e clara sobre o tema central. “Todos temos que ser iniciados de algum modo, pois crescemos e amadurecemos no seio de uma família e de uma cultura, graças a um processo de aprendizagem que nos insere no mundo e na história, que devemos progressivamente saber entender e interpretar para que sejam nosso mundo e nossa história”.

Quanto ao processo de iniciação cristã, Marlene apontou como caminho de fé, feito de forma gradual onde a pessoa se decide livremente a ser cristã. “Ser cristão é uma opção de vida, uma escolha do Caminho, Verdade e Vida que é o próprio Jesus, sendo que esse processo de aprofundamento se dá em uma comunidade onde se fortalece a identidade e o sentido de pertença, como acontecia com as comunidades primitivas”.

Num segundo momento, Marlene apresentou os elementos da catequese com estilo catecumenal cuja base é o anúncio explícito de Jesus Cristo, salientando o princípio da interação fé e vida, além da relação profunda entre catequese e liturgia para o cultivo da espiritualidade cristã. A unidade do processo de Iniciação deve ser permeado por uma integração da comunidade em vista de provocar uma consciência missionária.

À tarde, padre Henrique Neveston, coordenador diocesano de pastoral, fez a apresentação da nova edição do Diretório Diocesano de Catequese, discorrendo sobre a importância de se ter uma diretriz que indique os caminhos que a diocese quer percorrer na evangelização.

Em seguida, os catequistas se dividiram em grupos para refletirem textos voltados para o tema do encontro, realizando um plenário com a conclusão e avaliação dos trabalhos.