Notícias › 06/09/2015

Encontro em Alfenas desperta jovens para serviço nas comunidades

No dia 30 de agosto, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) de Alfenas promoveu um encontro para jovens com o objetivo de apresentar os diversos ministérios na Igreja. Quase 100 jovens estiveram presentes como participantes e na organização do evento, que foi realizado no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

despertarjovem_02

As atividades foram iniciadas com uma missa das 8 horas e 30 minutos, com a participação de alguns jovens. Logo em seguida, os jovens se dirigiram para o local do encontro e puderam tomar café da manhã juntos e trocarem experiências. A animação foi feita pelo grupo de jovens Amor Maior, que também realizou algumas dinâmicas e momentos de reflexão. Alguns alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus encenaram uma versão atualizada do evangelho da Samaritana (Jo 4, 1-42).

Durante o encontro, houve um depoimento da irmã Auxiliadora Pereira, das Pias Discípulas do Divino Mestre, que está comemorando seu jubileu de consagração, com 50 anos dedicados ao serviço na espiritualidade e liturgia. Outros convidados deram seus depoimentos sobre as alegrias e desafios de cada vocação: o casal formado por Luciana Pereira e Maciro Júnior; a postulante das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, Graciléia Santos Castro; e irmã Terezinha, também das Pias Discípulas.

despertarjovem_01

Além das dinâmicas e momentos de animação, os jovens puderam rezar e refletir sobre a vocação de cada um. À tarde, o responsável diocesano pelo SAV, padre Éder Carlos de Oliveira, participou do encontro e comentou a importância de sentir-se chamado por Deus e de responder com autenticidade. O presbítero comentou sobre a vocação sacerdotal e motivou os jovens a se integrarem à vida comunitária.

Para Graciléia Castro, a realização deste encontro foi muito importante. “Fez com que eu me sentisse mais perseverante na minha caminhada religiosa. Despertou a alegria de uma serva do Senhor aqui na terra. E, que a cada segundo e a cada hora, possa estar sendo levada ao Coração de Jesus”, afirmou a postulante. A experiência de comunhão com jovens de toda a cidade foi o que marcou o jovem vocacionado Otávio Henrique, que colaborou na organização.”Foi uma grande alegria, a expressão jovem sempre traz um fogo novo ao nosso coração e o Despertar Jovem foi realmente esse fogo, um sopro do Espírito Santo no meu e no coração de todos”, concluiu.

despertarjovem_04