Notícias, Sem categoria › 27/06/2016

Encontro motiva jovens a buscar suas raízes para evangelizar

“Queremos voltar ao primeiro amor”. Inspirados por essa temática, mais de 120 jovens da Diocese de Guaxupé se reuniram na Cúria Diocesana, em Guaxupé, no dia 26 de junho, para celebrar o Encontro Diocesano de Coordenadores de Grupos de Jovens.

jovens_01

O encontro foi iniciado com a celebração eucarística, presidida pelo padre Claudemir Lopes, coordenador diocesano do Setor Juventude. Logo após, ainda sob a condução do padre, os jovens puderam refletir sobre o tema central do encontro.

Para o padre Claudemir, o intuito do encontro é promover uma interação entre iniciativas diferentes de evangelização da juventude, mas que se unem pela alegria partilhada de ser “um rosto jovem de Deus”. “Cada jovem, ao seu modo, dá um grande contributo à nossa Igreja Particular, sobretudo no dia de hoje, no qual tentamos de certa forma levar estes jovens, a partir do chamado de Jesus, a recordar o primeiro amor e fazer com que eles descubram neste amor [a Cristo], uma grande motivação”.

Algumas participações enriqueceram o encontro. Uma delas foi a presença dos organizadores do “Aviva Jovem”, evento realizado pela primeira vez no ano passado em Poços de Caldas, mas com data prevista para mais uma edição em setembro deste ano. O estagiário pastoral Dione Piza, que atua no Serviço de Animação Vocacional, lembrou os jovens da importância em se abrir ao chamado à santidade, que ocorre em diversos caminhos vocacionais. Após o almoço, os participantes conheceram um pouco da história da Diocese de Guaxupé com a contribuição de Sérgio Bernardes, estagiário pastoral e editor do jornal e do site da diocese.

jovens_02

A proposta de reunir anualmente representantes de todas as expressões juvenis para refletir sobre seu trabalho gera resultado. É o que garante a jovem de Passos, Maira Morais Lemos Duarte, “participar destes encontros reabastece e fortalece a nossa caminhada, porque a gente tem condição de partilhar diversas situações da realidade dos jovens de toda a Diocese. A gente sai daqui com novas esperanças e ideias para trabalhar com os jovens”.

A animação do encontro foi feita por membros do grupo Nova Jerusalém de Guaxupé. Para o violonista Jorge Alves Ribeiro Neto, a empolgação dos participantes foi surpreendente. Esse foi o mesmo sentimento que embalou a vocalista Letícia Cristina da Silva, que revelou o motivo que a inspira a partilhar o dom do canto para a evangelização. “Nós temos que adorar a Deus e servir a Ele com tudo que Ele nos deu, assim se eu não cantasse para ele, não deveria cantar para mais ninguém. Quando a gente faz para Deus tudo tem uma recompensa muito grande, é um crescimento para nós e para os outros”.