Notícias › 22/08/2016

Encontro valoriza Misericórdia como fundamento vocacional

Trinta e oito jovens estiveram nesse fim de semana (19-21) no Seminário Diocesano São José, em Guaxupé, para participarem do 2º Encontro Vocacional de 2016 promovido pela Pastoral Vocacional e pelo Serviço de Animação Vocacional.

vocacional_SAV

As atividades do encontro conduziram à reflexão e à oração, inspiradas no Ano da Misericórdia, com o lema “Sede misericordiosos como o vosso Pai do céu é misericordioso”.

A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida pelo bispo diocesano do Santuário Nacional, permaneceu no seminário durante o encontro vocacional. Nos momentos de oração, os vocacionados se dirigiram à imagem de Maria de Nazaré. Para João Antônio de Carmo do Rio Claro a presença da imagem foi marcante. “Foi um momento de muita fé e alegria, ao celebrarmos a Assunção de Maria, nós tivemos a oportunidade de buscar e interiorizar nossa resposta em relação à vocação por meio do modelo de Maria”.

O bispo diocesano, dom José Lanza, esteve presente no encontro, na manhã de sábado. Ao se dirigir aos vocacionados, expôs a realidade pastoral da Diocese de Guaxupé, que se dispõe a anunciar o Evangelho em meio aos desafios atuais. O responsável pela animação vocacional na diocese, padre Éder Carlos de Oliveira, explicitou que a vocação deve ser compreendida como “um chamado de Deus na vida de cada jovem”.

vocacional_SAV01

Para celebrar o Ano Santo, os vocacionados estiveram na Catedral Diocesana, onde foi realizada uma celebração penitencial propícia para um exame de consciência. Após, os participantes passaram pela Porta Santa, símbolo marcante da acolhida misericordiosa da Igreja. Waldir Junior, jovem de Poços de Caldas, destacou essa dimensão em seu processo de discernimento vocacional. “Nosso chamado é fruto do infinito amor e deve se vivenciado com misericórdia d’Aquele que tem como nome Misericórdia”.

 Com informações de Gabriel Oliveira.