Equipes Vocacionias refletem sobre perspectivas de ação na realidade paroquial

Texto: padre Dione Piza/Imagem: Lázara Assunção

No dia 30 de setembro, o Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Guaxupé promoveu o Encontro Anual das Equipes Vocacionais Paroquiais, com a presença dos representantes enviados pelas paróquias que contam com este serviço.

A primeira parte da reunião foi voltada para espiritualidade. Neste momento, padre Dione Piza conduziu a reflexão embasado na devoção mariana e na celebração dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida: “ da mesma forma que a imagem encontrada nas águas do Paraíba do Sul é sagrada, também nós e o nosso povo é sagrado, já que somos imagem de Deus”.

Em um segundo momento, o reitor do Seminário Diocesano São José, padre Leandro José de Melo, conduziu a formação teológica na área da Eclesiologia: “A PV/SAV dentro da vida de Igreja”, abordando a ação do serviço de Animação Vocacional e dos agentes das diversas equipes na vida orgânica paroquial.

Na terceira e última fase da reunião, padre Eder Carlos de Oliveira, trabalhou as pistas de ação concretas da PV/SAV Guaxupé. O SAV deve estar integrado às pastorais como um serviço transversal, isto é, que atinja todas as pastorais e os movimentos, em uma ação que promova a ação evangelizadora e vocacional de todas as paróquias.