Fiéis de Alterosa participam efetivamente das atividades do Centenário

O fim de junho e início de julho foram animados na Paróquia São Joaquim de Alterosa, pois em uma semana, eles realizaram o 2º Retiro Missionário das Santas Missões Populares e, ainda, receberam a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Dores, padroeira diocesana.

alterosa_retiro

Nos dias 27 e 28 de junho, os paroquianos puderam passar novamente pela experiência do Retiro Missionário com a participação de mais de 200 pessoas, que puderam aproveitar momentos de alegria, oração e confraternização. O objetivo foi solidificar a convicção em ser missionário como comprometimento, cada vez maior, na descoberta e testemunho de Jesus Cristo. Estiveram presentes no evento, o coordenador diocesano de pastoral, padre Henrique Neveston, o religioso rogacionista, padre Reginaldo e quatro vocacionados que colaboram na animação do encontro.

Já entre os dias 1 e 5 de julho, foi a oportunidade da comunidade celebrar a passagem de Nossa Senhora das Dores pela cidade, onde todas as atividades e celebrações litúrgicas foram preparadas com muita dedicação e carinho pelos envolvidos.

A programação estipulada para a visita foi cumprida integralmente com o auxílio dos integrantes de pastorais e movimentos da paróquia, que não mediram esforços para que acontecesse tudo de forma orante e celebrativa.

A imagem foi recebida com festa pelos jovens e pelas famílias, que participaram de uma celebração na Igreja Matriz. A imagem peregrinou também pelas capelas da cidade, São José e Nossa Senhora Aparecida. As comunidades rurais puderam receber a Imagem, assim como o Lar São Vicente de Paulo e a Santa Casa. Os alunos das escolas locais tiveram seu momento de oração, com encontros proporcionados especialmente para as crianças.

peregrina_alterosa

Durante a peregrinação, estiveram presentes os missionários rogacionistas, padre Marcos e o irmãos Célio e Henrique, que doaram seus trabalhos para animar a paróquia durante estes dias.

A despedida foi marcada pela celebração eucarística na Capela Nossa Senhora Aparecida, logo após, foi realizada uma carreata bastante extensa, escoltada pela Polícia Militar, até a Paróquia Divino Espírito Santo de Cavacos, onde uma comitiva de paroquianos aguardava junto com seu pároco, padre Wellington Christian Tavares. Chegando a Cavacos, foi realizada uma Missa para todos os participantes.

“A visita da imagem de Nossa Senhora das Dores avivou em nós a fé, a fraternidade e a solidariedade. Foram momentos únicos para nós. Em todas as atividades e celebrações sempre havia um grande número de pessoas. Para nossa paróquia fez um enorme sentido e esperamos que também seja da mesma forma para as paróquias de nossa Diocese”, concluiu a paroquiana Maria Cristina Terra.

 Com informações de José Cássio Divino Ferreira e Maria Cristina Melo Alves Terra – Alterosa