Notícias › 06/07/2019

FORMAÇÃO CRISTÃ ANALISA O CAMINHO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

Texto: Marina Auxiliadora de Oliveira Faria Borneli | Fotos: Lazara Assunção

No dia 6 de julho, foi organizado pela equipe diocesana de Formação de Leigos o encontro anual dos envolvidos com a formação cristã nas comunidades de toda a diocese. Participaram dessa edição 75 leigos e leigas de 34 paróquias.

A assessora convidada foi Suzana Coutinho, professora e membro da equipe da revista Ecoando, publicação especializada em catequese. A temática desenvolvida foi a Iniciação à Vida Cristã e sua relevância para a caminhada cristã em comunidade.

“É preciso olhar para nossa realidade e ver o que é necessário para se formar um projeto de formação cristã em nossa diocese”, propõe a assessora. O projeto de inspiração catecumenal Viver em Cristo para a iniciação cristã com adultos evidencia o papel da comunidade na formação de novos cristãos num caminho mistagógico, que valoriza as celebrações sempre com ritos, gestos e palavras.

O texto bíblico utilizado para iluminar o encontro foi retirado do Evangelho de São João (4, 4-30) que mostra o diálogo entre Jesus e a Samaritana, iniciado de forma fria e distante, mas se transforma em conversa sincera e profunda. Poucas perguntas, muita escuta. Uma questão apresentada como importante para iniciar a formação teológica é o diálogo, saber falar, mas também saber ouvir.

Baixe o material utilizado no encontro, disponibilizado pela assessora:

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ_ 6.julho.2019