Notícias › 13/11/2017

Fraternidade e Superação da Violência: “Vós sois todos irmãos”

Texto: padre Henrique Neveston |Imagens: Lázara Assunção/Divulgação

No dia 11 de novembro, aconteceu o Encontro de Capacitação para Animadores da Campanha da Fraternidade (CF) 2018, na Cúria Diocesana, em Guaxupé.

O assessor do encontro foi o padre Patriky Samuel Batista, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Luz (MG). O assessor é um dos redatores responsáveis pela elaboração do texto-base apresentado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Além da presença do bispo diocesano, dom José Lanza Neto, e do coordenador diocesano de pastoral, padre Henrique Neveston, muitos padres, religiosos e religiosas, leigos leigas participaram do evento.

Padre Patriky, da Diocese de Luz (MG), compôs a equipe de redação do texto-base

O assessor falou do histórico da CF e a sua abrangência ao longo de mais de 50 anos no Brasil com temas marcantes para sociedade e que ajudaram as comunidades brasileiras dar passos rumo à transformação social e religiosa no país.

A apresentação foi dividida em três etapas (ver, julgar e agir), destacando os índices da violência, o que assusta pela colocação do Brasil entre os países mais violentos e com maior número de vítimas do mundo.

O texto bíblico que ilumina a CF 2018 é o texto do Evangelho de Mateus, “vós sois todos   irmãos” (23, 8). Padre Patriky desenvolveu também a relevância das políticas públicas e ações eclesiais junto às escolas, conselhos de segurança, e demais órgãos e instituições públicas a fim de se unir forças para a superação da violência e o revigoramento da fraternidade. Por fim, o assessor apontou para a responsabilidade pessoal como elemento fundamental para a diminuição da cultura da violência nas comunidades

O coordenador diocesano de pastoral ressaltou a oportunidade das cidades com mais de uma paróquia estabelecerem estratégias pastorais comuns. “É urgente estabelecermos um trabalho orgânico, nas grandes cidades e em pequenos setores, que vise à reflexão e à ação conjunta contra o estado de calamidade que vivemos”.

 Acesse os materiais apresentados no encontro:

Hino da CF 2018

Campanha da fraternidade 2018

Análise de Conjuntura 2017_agosto