Notícias › 24/11/2017

Igreja católica reúne lideranças políticas em encontro de Fé e Política

Texto/Imagem: Assessoria de Comunicação

“A Igreja anuncia o Reino de Deus e nós somos chamados a construir e a antecipar o Reino entre nós”. Essa foi a síntese da fala do assessor do encontro Fé e Política, promovido pela Diocese de Guaxupé nesta sexta-feira (24), em Juruaia (MG).

O encontro voltado para lideranças políticas da região contou com a presença de 120 participantes entre prefeitos, vereadores, assessores, padres e leigos de toda a diocese. A atração principal do evento foi a presença de Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na apresentação feita pelo assessor, a valorização da presença de leigos nas esferas políticas é fundamental para a promoção de uma política que propicie a concretização da promoção humana. “A construção da sociedade é tarefa dos cidadãos e cidadãs e nós precisamos de instrumentos para transformar o mundo, uma dessas ferramentas é a política”, reforçou Laudelino.

Em sua fala, o bispo diocesano, dom José Lanza Neto, destacou a importância de não se dissociar fé e política. “Qualquer caminho que se busque separar estas duas dimensões cairá em situações horríveis, uma fé sem política aliena e se torna uma experiência mágica. Ao mesmo tempo, uma política sem fé reforça os mecanismos de exploração dos mais pobres, eliminando os valores autênticos que dão sentido à vida”.

A participante do encontro Ana Luiza de Souza avaliou a iniciativa da diocese em apoiar as lideranças políticas. “Nós, cristãos católicos que temos esta vivência de fé, se não tivermos essa firmeza, não conseguimos realizar a militância política”. “A representação feminina [na política] é muito pequena, as mulheres devem se empoderar, superar as barreiras sociais e assumir sua função na vida pública”, destacou Ana Luiza sobre a presença das mulheres nas esferas políticas.

Laudelino, assessor do encontro, afirmou que “a indignação e a coragem como elementos da esperança cristã”

“Deus nos coloca numa missão no mundo da política, que deve ser um meio para transformar a vida das pessoas em todas as áreas, principalmente na educação e na saúde”. Isso é o que afirma o prefeito de Guaxupé, Jarbas Côrrea Filho, enfatizando a política como forma de transformação social. “Temos que incentivar as pessoas a acreditarem na política pública e a cobrarem dos agentes públicos a seriedade e a honestidade”.