Notícias › 20/01/2019

Iniciação Teológica: formando sujeitos eclesiais

Texto: Luiz Fernando Gomes – Imagem: Iniciação Teológica

Do dia 13 a 20 de janeiro, realizou-se pela vigésima vez o Curso de Iniciação Teológica para Leigos da Diocese de Guaxupé. Sediado no Seminário Diocesano São José, em Guaxupé, o evento contou com a participação de 96 alunos dos quatro módulos.

Para Regiane Aparecida Prado de Fortaleza de Minas do I módulo, o curso ajudou a ampliar sua visão de fé. “É muito interessante porque a gente tem uma visão muito mítica da fé, mas estudando percebemos como nossa Igreja é rica e profunda. O que mais me marcou nestes estudos foi o ‘aprouve a Deus’ estudado na Teologia da Revelação. Deus quis falar e se relacionar conosco, Ele é amor, é perdão e não um Deus castigo e malvado”, partilhou.

Depois de quatro anos de aprendizado, Iara Fidelis de São Sebastião do Paraíso comentou a alegria de concluir essa etapa de sua vida: “foi uma experiência maravilhosa. Teologia tem que se fazer de joelhos mesmo. Olha quantos conhecimentos que aprendi aqui. Coisas que a gente fica com medo até de falar, como, por exemplo, a questão da morte, a Escatologia. Mas depois que aprendemos, vemos que é preciso focar na Ressurreição, na eternidade”. Sobre atuar na comunidade de agora em diante, disse: “é uma ação de formiguinha, aos poucos. Um dia por vez ajudar com o que aprendi e também aprender com eles. Nós não saímos prontos e acabados do curso, vamos aprendendo todos os dias”.

O objetivo do curso é colaborar na formação dos leigos e leigas que atuam na vida pastoral das comunidades paroquiais. Além dos cursistas pertencentes à Igreja particular de Guaxupé, três participantes da Diocese da Campanha também estiveram presentes.