Notícias › 20/05/2018

Jornada de Formação: a beleza da vocação do leigo

A Diocese de Guaxupé em sintonia com o Ano do Laicato promove uma Jornada de Formação para os leigos e leigas de toda a diocese. O encontro acontece no Centro de eventos em Juruaia e conta com a presença de aproximadamente 1500 pessoas.

Na abertura do encontro foi rezado o Ofício divino das comunidades. Logo em seguida, a primeira colocação ministrada pelo leigo Gioavanni Marques da arquidiocese de Pouso Alegre. O tema central foi a beleza da vocação do leigo, abordado em três tópicos: santidade, comunhão e testemunho.

“A principal contribuição que nós podemos oferecer como leigo é a de consagrar a nossa vida toda a Deus, procurando descobrir os dons que cada um tem, para que Deus possa dar através da nossa vida o recado de salvação ao mundo. Ou buscamos de modo sincero a santidade que é deixar Deus agir em nossa vida ou a nossa vida de atuação na Igreja é vazia”.

Quando foi interrogado sobre a realização do evento disse que sentiu uma grande animação, apesar do frio, um calor humano de pessoas que quererem ser Igreja: “Eu senti uma animação, um entusiasmo muito grande que só pode vir do Espírito Santo. Eu vi uma Igreja viva, uma Igreja que está querendo crescer na fidelidade do Espírito Santo e de viver esse mandato missionário, que mais do que ir de porta em porta, visitando, indo ao encontro das pessoas, o que é necessário, mas que ao mesmo tempo é consequência de uma missão existencial, de uma missão de vida que a gente deve procurar desenvolver, que é ouvir o chamado de Deus para cada um de nós”.