Notícias › 20/05/2018

Jornada Diocesana de Formação: um novo Pentecostes

Na solenidade de Pentecostes, concluindo o Tempo Pascal e encerrando o dia da Jornada Diocesana de Formação para Leigos, Dom José Lanza celebrou a Santa Missa, no centro de eventos de Juruaia, com a presença de dezenas de padres e aproximadamente duas mil pessoas que participaram do evento.

A Igreja de Guaxupé, reunida no Domingo em formação, suplicou a vinda do Espírito Santo, para fortalecer e abrir os caminhos da sua ação evangelizadora. A diocese que há quatro anos está vivendo o processo das Santas Missões Populares, agora se prepara para a realização da 5º Assembleia Diocesana de Pastoral, estudando e delimitando seus objetivos de ação evangelizadora.

Em sua reflexão, o bispo diocesano ressaltou a necessidade de uma Igreja ministerial, formada por lideranças locais, que sejam capazes de superar seus conflitos, caminhando, com disposição e alegria, rumo ao Reino de Deus, imprimindo em cada discípulo de Jesus a marca da santidade.

Ao falar sobre a Jornada de Formação, Dom José Lanza afirmou: “Acredito numa formação popular, abrangente, para que nossos fiéis recebam toda informação a respeito da sua Igreja, porém é aí que está o nosso desafio. Pois, só assim entenderemos melhor o caminho de fé da verdadeira família de Deus que nós queremos ser”.

Sobre a solenidade celebrada neste domingo, o bispo diocesano comentou que só é possível entender Pentecostes a partir do Pai, que ama e nunca desiste dos seus. E, no tempo oportuno, mandou seu Filho, que mesmo sendo morto, não parou na morte, mas ressuscitou. Ademais, antes de sua paixão, ensinou e formou seus discípulos, mostra-lhes o caminho do reino e, depois de sua ascensão, enviou o Espirito Santo sobre eles fortalecendo-os e enchendo-os de coragem para anunciá-lo.

“É com essa marca que devemos sair dessa celebração: acolhendo o Espírito Santo de Deus, suplicando que Ele nos ajude a transformar a nossa realidade”, concluiu Dom José Lanza.

 

Confira algumas fotos: