Notícias › 02/10/2017

Leste 2 promove encontro de Liturgia sobre Iniciação à Vida Cristã

Assessoria de Comunicação – Regional Leste 2 | Imagem: padre Gledson Domingos

Entre os dias 25 e 28 de setembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), foi realizado o Encontro de Liturgia do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com o tema Liturgia e Iniciação a Vida Cristã- tarefas para a pastoral litúrgica do documento 107 da CNBB.

Representaram a diocese os padres Maurício Marques, Gledson Domingos e Júlio César Agripino

O encontro reuniu 50 participantes entre padres, religiosos(as), leigos(as) e seminaristas das (Arqui)dioceses de São João del-Rei, Oliveira, Campanha, Colatina, Montes Claros, Paracatu, Divinópolis, Governador Valadares, Diamantina, Itabira/Coronel Fabriciano, Pouso Alegre, Belo Horizonte, Uberlândia, Guaxupé, Mariana, Janaúba, Luz, Leopoldna, Juiz de Fora e Vitória. O encontro contou também com a presença do arcebispo metropolitano de Pouso Alegre e referencial da Comissão de Liturgia do Leste2, dom José Luiz Majella Delgado e do secretário da comissão, padre Carlos Henrique Alves de  Resende.

Durante os quatro dias de encontro,  os participantes refletiram sobre o documento 107 da CNBB, Iniciação à Vida Cristã e as celebrações do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA). A assessoria do tema central foi conduzida pelo padre Thiago Faccini, membro da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB.

O grupo teve ainda um momento dedicado à leitura crítica e teológica da realidade litúrgica do Regional, com a colaboração dos teólogos Tânia e Felipe. E uma visita ao Mosteiro Nossa Senhora das Graças – Mosteiro das Irmãs Beneditinas, com celebração da Eucaristia presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo e partilha das experiências com as irmãs Bendeditinas sobre a liturgia vivenciada em mosteiros.

O encerramento, na manhã de hoje, foi marcado pela celebração da Eucarista na Capela da Casa de Retiros São José e apresentação das propostas de trabalho assumidas pela Comissão Regional de Liturgia e pelas Províncias Eclesiásticas em ambito regional.

O encontro foi uma iniciativa da Comissão Regional de Liturgia e teve por objetivo promover formação aos coordenadores(as) e assessores (as)das Comissões (Arqui)diocesanas de Liturgia do Leste 2.