Notícias › 01/10/2019

MÊS MISSIONÁRIO É ABERTO EM ENCONTRO DE GRUPOS DE REFLEXÃO, EM NOVA RESENDE

No dia 29 de setembro, junto com o Encontro Diocesano dos Grupos de Reflexão, foi realizada em Nova Resende a Abertura Oficial do Mês Missionário Extraordinário (MME) , proposto pelo papa Francisco em comemoração ao centenário da carta apostólica Maximum Illud, sobre a atividade missionária em todo o mundo.

Cerca de 500 leigos, padres e religiosos participaram do encontro assessorado pelo padre Nelito Dornellas, assessor eclesiástico da Comissão Pastoral da Terra e vice-secretário da Cáritas em Minas Gerais.

A temática desenvolvida conduziu os presentes a repensarem sua ação no mundo, em nível missionário, mas também ecológico, valorizando o MME e o Sínodo para a Amazônia, que acontecem agora no mês de outubro.

O assessor lembrou da importância em cuidar das práticas de evangelização e vida em comunidade, não cedendo às armadilhas que o mundo prepara para os cristãos. “O oprimido acaba instalando [as ideias] do opressor dentro de si e, com isso reproduz concretamente essa ideologia, em imagem e semelhança, em seus atos. E é muito mais difícil nos livrar dos ‘faraós’ que vivem dentro de nós do que daqueles que estão fora”.

Na missa de encerramento, presidida pelo bispo diocesano, ocorreu a abertura oficial do MME. Em sua fala, Dom José Lanza indicou as características da missão e da necessidade do fortalecimento dos missionários. “A realidade se torna desafiadora, nos trazendo desânimo e, até mesmo, o fracasso, mas as limitações da Igreja tem o intuito de nos animar e de nos fortalecer, nos lembrando que nós fazemos o caminho juntos como Igreja”.

Membros do Conselho Missionário Diocesano

Na mensagem oficial do MME na Diocese de Guaxupé, escrita pelo padre José Eduardo Silva e divulgada no encontro, ressalta-se o ânimo e o empenho necessários para o anúncio do Evangelho. “Como discípulos missionários, devemos entrar, decididamente, com todas as nossas forças neste processo constante de renovação missionária, pois, hoje, cada terra e cada ser humano são terras de Missão à espera do anúncio do Evangelho”.

Leia a Mensagem na íntegra:

MENSAGEM PARA ABERTURA DO MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO_2019