Destaques › 28/02/2020

NOTA OFICIAL SOBRE TRANSMISSÃO DO CORONA VÍRUS

 

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE POUSO ALEGRE

A Província Eclesiástica de Pouso Alegre, formada pela Arquidiocese de Pouso Alegre, pela Diocese da Campanha e pela Diocese de Guaxupé – Sul de Minas Gerais – em comunhão com a Igreja em todo o mundo e, no Brasil, na vivência quaresmal de “ver, se compadecer e cuidar” (CF 2020), está sempre comprometida com a defesa da vida – Dom e Compromisso – e com o bem estar de cada pessoa.

A vida como dom precioso de Deus deve ser preservada e promovida em todas as suas etapas, daí unirmo-nos ao combate na disseminação do corona vírus, uma ameaça à saúde de centenas de pessoas em várias partes do mundo, tendo já chegado a nossa nação brasileira.

Como pastores preocupamo-nos e, assim, orientamos:

*que em nossas Missas e Celebrações evitemos o abraço da paz, mas busquemos fortalecer, ainda mais, o sincero sentimento de bem-querer em relação ao próximo;

*que na oração do Pai Nosso, não unamos as nossas mãos, mas cultivemos com mais intensidade o compromisso com a fraterna comunhão;

*que se receba a Sagrada Eucaristia nas mãos e não diretamente na boca, tendo todo o cuidado de comungar, respeitosamente, diante do ministro e não se deslocar com a hóstia consagrada na mão.

*que seja suprimido o uso da água benta às portas das igrejas;

*que sejam arejados os locais de reuniões e celebrações, através do uso de ventiladores e pela abertura de portas e janelas.

Solicitamos aos sacerdotes, aos diversos ministros e às nossas lideranças, que favoreçam ao máximo em suas comunidades essas nossas orientações para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Que o Senhor Deus nos proteja e guarde a todos.

Pouso Alegre, 28 de Fevereiro de 2020.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre

Dom Pedro Cunha Cruz

Bispo Diocesano da Campanha

Dom José Lanza Neto

Bispo Diocesano de Guaxupé